Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Participantes da arbitragem tocantinense após evento teórico realizado na Câmara Municipal de Palmas

Participantes da arbitragem tocantinense após evento teórico realizado na Câmara Municipal de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Participantes da arbitragem tocantinense após evento teórico realizado na Câmara Municipal de Palmas Participantes da arbitragem tocantinense após evento teórico realizado na Câmara Municipal de Palmas

Foi realizada, entre os dias 17 e 20 deste mês, em Palmas, a pré-temporada da arbitragem tocantinense, com capacitação para árbitros, assistentes e assessores de arbitragem. A formação visa as competições do Estado e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Durante a pré-temporada foram discutidas propostas visando melhorar o desempenho da arbitragem tocantinense em níveis estadual e nacional. O evento contou com a participação do presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf-TO), Adriano Carvalho; do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/TO), Vitorino de Souza Lima Albuquerque; da psicóloga Selma Alves Pereira; do ex-árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fifa, Milton Otaviano dos Santos e do atual presidente da Comissão Estadual dos Árbitros de Futebol do Ceará, Wagner dos Santos Rosa, que também já integrou os quadros da CBF e da Fifa.

Novidades

Uma das novidades do curso foi a criação do ranking estadual da arbitragem do Estado, bem como a premiação do melhor trio de árbitros na temporada. Essa avaliação deverá ser feita pela imprensa e personalidades ligadas ao esporte.

O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O diretor de esportes da Seduc, Alfredo Zamora Sosa, que também é instrutor físico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aplicou provas teóricas para representantes técnicos, além dos testes físicos para árbitros e árbitros assistentes. A comissão de arbitragem contou, ainda, com o apoio da Seduc no transporte interno dos participantes.