Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar o alcance das notícias do Legislativo, o presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (PSC), reuniu-se na tarde dessa terça-feira, 22, com radialistas de todo o Tocantins. O evento foi uma oportunidade de aproximação entre a Casa de Leis e 38 rádios comerciais, comunitárias e educativas do interior. Também participou a deputada Luana Ribeiro (PDT).

Segundo explicou o diretor de Área de Comunicação e Publicidade, Sebastião Vieira de Melo, “no Tocantins, as TVs só funcionam na Belém-Brasília e em Palmas. O resto do Estado não tem acesso às notícias locais. O interior está conectado às parabólicas de redes nacionais”. Assim, a função das rádios é levar aos tocantinenses, especialmente às populações mais isoladas, informação sobre os deputados estaduais onde as TVs regionais não alcançam.

Após explicar em termos gerais a política de comunicação, que há seis meses é parceiro das rádios, Damaso fez alguns pedidos aos comunicadores. Ele ressaltou a importância de a documentação atender ao exigido pela lei para evitar problemas de pagamento.  Sobre a cobertura, Damaso foi claro: “Eu peço que vocês passem a realidade. Não quero que escondam nada. Que vocês tenham total liberdade para mostrar o que está acontecendo”.

Uma ressalva foi um pedido de Damaso por uma cobertura justa. O deputado explicou entender que as notícias negativas naturalmente despertam maior interesse no público, mas pediu que os comunicadores também mostrem o lado positivo das ações dos representantes do povo.

Os radialistas aproveitaram para expor suas dificuldades. Representantes das rádios comunitárias reclamaram da falta de recursos e pediram orientação para buscar verbas federais. Damaso relembrou a crise financeira do Estado, mas prometeu avaliar os pedidos.