Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As celebrações da Semana Santa acontecem na noite desta quinta-feira, dia 24, em Paraíso do Tocantins, com a tradicional subida à Serra do Estrondo. Como é tradição no município, a serra recebe, em peregrinação, fiéis que demonstram sua fé, pagando promessas, realizando louvor e orações.

Na programação, no alto da Serra do Estrondo, terá momento de louvor e adoração, com a participação de religiosos e grupos musicais católicos. Logo após, haverá a exibição de produções cinematográficas que retratam a vida e morte de Jesus Cristo. Os filmes serão projetados a partir das 21 horas; para isto, a Prefeitura de Paraíso disponibiliza tela de LED, com tamanho de 8/3 metros, e 650 cadeiras que estão disponíveis no local, além de bancos fixos de cimento, construídos através de parceria com empresas do setor privado.

A celebração da tradicional Missa do Lava-Pés, que no ano passado aconteceu no alto da Serra, foi transferida para a Igreja Matriz São José Operário, na região central da cidade e outras comunidades, com início às 19h30. Já na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, será realizada a celebração às 19h, em sua Igreja Matriz, situada no Setor Pouso Alegre e demais comunidades.

A Prefeitura de Paraíso é parceira nos eventos alusivos à Semana Santa, sendo também responsável pela estrutura da programação na Serra do Estrondo, além de disponibilizar seguranças para atuarem no local. O público terá à sua disposição ambulâncias com profissionais da saúde, contando também o evento com apoio de entidades como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Tradição da peregrinação na Serra do Estrondo

A peregrinação à Serra do Estrondo, na Semana Santa em Paraíso do Tocantins, é uma tradição que começou em 1960, através do pioneiro Firmino Mendes, que subiu a serra para pagar promessa, fincando uma cruz de madeira no ponto mais alto da serra,  onde foi construída a Capela de Santa Cruz. Depois disso, os primeiros moradores da cidade começaram a subir a serra durante a Semana Santa, principalmente na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta-feira da Paixão, quando aumenta o fluxo de fiéis de Paraíso e de outras cidades,  em peregrinações, grupos de orações, via sacra “Paixão e Morte de Cristo”, missa campal no Centro de Vivência Ambiental e outras manifestações de fé.

A tradição de subir a Serra do Estrondo, o cartão postal de Paraíso do Tocantins, durante a Semana Santa, é reconhecida como Bem de Valor Cultural e Patrimônio Histórico do Estado do Tocantins, aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2010.

Programação:

24/03: 19h30 - Missa do lava-pés – Igreja Matriz

24/03: 21h00 - Momento de louvor e adoração no alto da Serra do Estrondo, com exibição dos filmes “Os Dez Mandamentos e Paixão de Cristo”.

25/03: 19h30 - Encenação da Morte e Paixão de Cristo – concentração no Salão Paroquial

26/07: 19h30 - Vigília Pascal com todas as comunidades da Igreja Matriz

27/03: 07h às 19h30 - Domingo de Páscoa – celebração em todas as comunidades e Igreja Matriz