Saúde

Foto: Divulgação

Municípios que estão fora do Programa Mais Médicos têm até esta quarta-feira (20) para aderir ao programa e solicitar vagas para profissionais na atenção básica. O programa não abria adesão para novas cidades desde janeiro de 2015. Atualmente, quatro mil municípios participam do Mais Médicos.

O Ministério da Saúde informou que, para a concessão de vagas, serão obedecidos critérios como a estimativa da população que necessita de cobertura na atenção básica; a quantidade de equipes necessárias para atendimento da população com maior prioridade; e a infraestrutura física das unidades básicas de saúde.

Os editais foram publicados na última sexta-feira (15) para reposição de vagas desde a última seleção, feita em janeiro. Além da chamada a novos municípios, o governo federal abrirá vagas para 1,4 mil médicos. A intenção é repor os profissionais que desistiram do programa ou terminaram o período de atendimento, que vai de um a três anos.

O Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de ampliar a assistência na atenção básica e fixar médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.