Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Objeto de parceria entre o deputado José Roberto Forzani (PT) e o Detran, o programa de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) chegou a cerca de 300 candidatos das cidades de Caseara, Marianópolis e Divinópolis, no início de abril. As primeiras informações e dicas sobre o programa foram levadas aos interessados, pela gerente de CNH do Detran/TO, Keila Silva dos Santos, e pelo assessor parlamentar Valdemar Ávila Ferreira.

A campanha de expedição de CNH é destinada aos assentados da Reforma Agrária e demais trabalhadores rurais. O atendimento vem dando continuidade a uma parceria iniciada em 2012 entre o parlamentar e o governo estadual. A iniciativa já ajudou milhares de pessoas quanto à regularização com as normas de trânsito. Os beneficiados agora não têm mais de sentir intimidados com a fiscalização quando se dirigirem às cidades.

Os representantes do Detran ressaltam que a proposta é fundamental para que as pessoas de localidades distantes possam resolver suas pendências com o órgão de trânsito. Mesmo tendo custo financeiro, a formação e a emissão do documento ficam bem mais baratas do que o valor tradicional, em virtude de serem prestadas nas localidades próximas aos candidatos.

“O fato de os candidatos não terem que se deslocar para centros urbanos distantes, combinado ao grande número de interessados, faz o valor do documento diminuir, uma vez que a autoescola passará a oferecer abatimentos”, afirmou José Roberto.

A iniciativa vem legalizando muitos condutores impedidos pela burocracia do atendimento tradicional e pelas dificuldades financeiras. O processo para a emissão das habilitações na zona rural começa com a visita do Detran às comunidades.

Nesse momento, os assentados e demais trabalhadores rurais recebem orientações sobre os procedimentos e a importância da habilitação. Em seguida, uma autoescola visita a comunidade a fim de iniciar o processo e negociar o valor e as formas de pagamento de cada carteira com vistas à formação.