Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Representando o Poder Legislativo, o deputado Estadual Olyntho Neto (PSDB), anunciou um novo Código Florestal do Estado durante o II Encontro da Cadeia da Soja Tocantinense, promovido pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), que aconteceu na tarde desta segunda-feira, em Palmas. O evento reuniu políticos, produtores rurais e instituições representativas do agronegócio do Tocantins e de outros estados.  Olyntho destacou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Tocantins e do país e disse que o novo Código Florestal é necessário para desburocratizar e facilitar a produção no Tocantins.

“A próxima pauta referente ao setor do agronegócio, a ser discutida na Assembléia Legislativa, é o novo Código Florestal do Estado. Estamos trabalhando com o cuidado  de apontar regras bem definidas e critérios claros para desburocratizar e facilitar o  trabalho do produtor rural tocantinense”, informou Olyntho. Ele acrescentou que a discussão para o novo Código Florestal acontece envolvendo a Frente Parlamentar da Agricultura e a Comissão Permanente da Agricultura na Assembléia Legislativa do Tocantins.

Em seu discurso, Olyntho falou sobre a crise econômica que o país atravessa. “ O nosso País passa por uma instabilidade política que gerou uma crise econômica que está afundando o nosso país, mas agora teremos uma segunda oportunidade para sair do atoleiro, e vale ressaltar quem sustenta a nossa economia são vocês, produtores rurais e merecem todo o nosso respeito e apoio”, disse Olyntho.

A lei do Código Florestal estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, Áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais.

Ainda em seu discurso, Olyntho citou as visitas feitas, junto com os deputados Júnior Evangelista e Cleiton Cardoso, a produtores rurais , em virtude da estiagem que provocou prejuízo na lavoura tocantinense, o que resultou em um Requerimento, atendido pelo Governo, que decretou estado de emergência, o que auxilia os agricultores a terem condições de refinanciar os seus projetos de produção para esta safra.

Homenagens

Durante o encontro, os deputados federais Dorinha Seabra Rezende, Josi Nunes e César Halum foram homenageados pela Aprosoja, com destaque para a votação no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Câmara Federal.