Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) participou da inauguração da sede da Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas, realizada neste sábado 7, com a presença da  presidente Dilma Rousseff, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da secretária de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, do chefe do chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno, da vice-governadora do Tocantins, Claúdia Lelis, deputados, militantes e outras autoridades.

A presidenta Dilma durante sua fala ressaltou que acredita que no Tocantins vai se gerar uma grande onda de crescimento na produção de peixe em todo o Brasil porque a Embrapa será responsável pela inovação e pela aplicação do saber humano à produção, criando as condições para que sejamos um dos maiores produtores e exportadores de peixe. “Queremos que se produzam peixe na agricultura familiar, nos assentamos de reformar agrária, aumentando a renda, mas também que se produzam em unidades médias e em larga escala”, falou.

Dilma Rousseff assinou o encaminhamento do projeto de lei que institui a agência do Matopiba, e ressaltou o imenso potencial dos quatro estados incluídos, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Quando criamos essa agência deixamos claro que essa região é uma das poucas fronteiras agrícolas a ser explorada, e aqui nós temos o que há de melhor:  um solo adequado e uma infraestrutura que está em conclusão. E estamos contribuindo para acelerar o desenvolvimento no interior do Brasil”, disse.

A presidenta, que foi recebida pela população com palavras de apoio e gritos de “não vai ter golpe”, reafirmou que vai continuar lutando contra o pedido de impeachment e que irá resistir até o fim. “Por que o impeachment?  É porque eles não gostam de como invisto o dinheiro. É uma tentativa clara de colocar no governo quem não tem voto suficiente”, destacou a presidenta, que  também anunciou criação da Universidade Federal do Araguaia.

A ministra da Agricultura evidenciou papel da Embrapa nos últimos 40 anos para o desenvolvimento da agricultura usando tecnologia moderna, aliada a produção de alimentos de qualidade e a preservação do meio ambiente. “Agora inauguramos aqui a Embrapa Nacional Aquicultura e Pesca  que vai ser um exemplo para América Latina e para o mundo”. Katia Abreu também lembrou a importância da Ferrovia Norte-Sul para o desenvolvimento do Matopiba, construída durante o governo da presidenta Dilma. “Graças à Ferrovia estamos em competitividade com qualquer lugar do mundo”, elogiou.

O senador Donizeti Nogueira registrou a relevância da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins e o investimento do Governo Federal,  demonstrando comprometimento com o desenvolvimento do Tocantins e do Brasil. “A sede em Palmas é resultado de uma trajetória inteligente e planejada, que traz a aliança entre tecnologia e às políticas públicas que buscam compartilhar inovação e tecnologia com o mundo”, afirmou.