Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), participou na manhã desse sábado, 07, da inauguração da sede própria da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas. A solenidade contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu, ministros do governo federal, do presidente da Embrapa Maurício Antônio Lopes e autoridades em geral.

Na ocasião o parlamentar destacou a grande importância do centro de pesquisas para o futuro da atividade de piscicultura no Tocantins. “Este momento é um marco muito importante para o Tocantins. Com esse investimento o Tocantins se tornará referência não só na cadeia produtiva, mais comercial, tudo isso, graças ao empenho da presidente Dilma e da ministra da Agricultura, a senadora Kátia Abreu, que não mediram esforços nesse processo, para que o estado concebesse esse benefício. Somos sabedores de que a Ministra se envolveu inteiramente, e se não fosse os esforços e o prestígio dela, nós não teríamos essa concretização desse largo passo dado na inserção desta cadeia produtiva do peixe no Brasil,” disse.

“Também destaco os esforços do presidente da Embrapa e do chefe da unidade da Unidade no Tocantins, Carlos Magno, que juntos desenvolveram um forte trabalho para a concretização da sede própria da Instituição no estado. Agora é responsabilidade nossa e do governo do estado, lutar por mais investimentos. referindo-se a ampliação dos trabalhos da unidade”.

O deputado que se considera um entusiasta de todos os trabalhos que envolvem a Embrapa, destacou que vale muito investir em ciência e tecnologia e lembrou que quando era deputado federal, contribuiu com emendas para a implantação da Empresa no Tocantins. “No meados de 90 quando exercia o mandato de deputado federal, defendi o processo de implantação da Instituição no Estado. Fui o parlamentar que destinou emendas orçamentárias para implantação da Embrapa no Tocantins, isto está registrado nos anais da casa,” afirmou.

“Foi uma semente plantada que seria a primeira unidade da empresa no Tocantins. Uma unidade ainda muito provisória, que de lá para cá foi crescendo e hoje conquista esse processo não só inovador, mas representativo no seu investimento, e muito mais, no que ele vai gerar em termos de produção.”

Mourão ressaltou que fez um compromisso com o presidente e com o diretor da Embrapa, onde disponibilizará emendas orçamentárias para fortalecer os trabalhos da Empresa junto à agricultura familiar. “Vamos contribuir com emendas orçamentárias para fazermos os frigoríficos móveis, para que possa atender a agricultura familiar nos assentamentos. É preciso levar a capacidade de verticalizar as produções que tange a piscicultura e depois faremos para a suinocultura, porque aí, você cria um processo de sustentabilidade de renda para a agricultura familiar,” esclareceu.

O parlamentar fez elogios ao trabalho da Embrapa e disse que o Tocantins dará uma contribuição para o Brasil. “O estado contribuirá no processo da produção não só de alevinos mais da engorda do peixe e da inclusão do estado na cadeia produtiva da piscicultura, que é hoje, um dos maiores fenômenos comerciais no mundo. Daqui sairão grandes respostas a produção da piscicultura brasileira, ancorada pela competência da Embrapa que é um grande exemplo bem sucedido no Brasil. É um exemplo de orgulho e de resultados comprovados com reconhecidamente no mundo todo,” elogiou.

Assinatura de Convênio

A presidente Dilma, a ministra Kátia Abreu e o Ministro Henrique Paim, assinaram durante o evento, convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), na ordem de R$ 50 milhões, referente a um projeto sobre ações estruturantes e inovações que visa a fortalecer as cadeias produtivas da aquicultura e pesca no Tocantins.

Embrapa Pesca e Aquicultura

Segundo informações da Embrapa, a sede que tem capacidade para abrigar mais de 200 funcionários, abrange área total de 10 mil m², sendo 6,5 mil m² de área coberta. Foram investidos na unidade R$ 29 milhões de reais. Em Palmas, a Embrapa desenvolve trabalhos em duas frentes. Numa delas, que reúne as temáticas de pesca e aquicultura, tem pesquisas em âmbito nacional; por outro lado, regionalmente, na área do chamado Matopiba (que engloba partes dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia), trabalha com sistemas integrados e sustentáveis de produção agropecuária. Internamente, a instituição possui dois núcleos temáticos, cada um trabalhando em uma das frentes.