Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Nelma de Souza Mota

Foto: Nelma de Souza Mota

Em atendimento a solicitação da Prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente de Divinópolis, as equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) visitaram a comunidade para levar esclarecimentos a respeito dos benefícios do Protocolo do Fogo e formalizar o interesse do município na adesão a essa cooperação técnica. Esse encontro, deu início a mais uma etapa de visitas para implantação do Protocolo do Fogo nos municípios, na terça-feira, 10 e deve percorrer ainda mais quatro municípios, nos próximos dias.

Durante a visita de implantação do protocolo, a educadora ambiental do Naturatins, Nelma de Souza Mota, falou da receptividade ao Termo de Cooperação, no município. “As propostas foram muito bem recebidas pelos representantes dos seguimentos organizados de Divinópolis, que demonstraram bastante interesse nas ações propostas. Então acreditamos que vai haver uma grande mudança no comportamento da comunidade, em relação as queimadas. Nós, enquanto técnicos do Naturatins, esperamos isso e a partir dessa aproximação, também contarmos com essa parceria, na realização de outros projetos voltados às questões ambientais”, comento a educadora.  

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Divinópolis, Júnior Cardoso, a adesão ao Protocolo do Fogo levará melhorias ao município. “O protocolo vai permitir uma maior aproximação da comunidade com a brigada e os órgãos ambientais. As ações previstas vão contribuir para a melhoria da qualidade vida da nossa comunidade e para a preservação do cerrado. Tendo em vista que nosso município tem mais de 800 famílias na zona rural, a implantação está sendo feito de forma muito simples, muito prática e a população está recebendo muito bem as informações”, pontuou o Secretário lembrando da possibilidade de melhorar a participação do município no ICMS Ecológico.

Participação

Representantes das áreas de educação, saúde, ação social, servidores públicos, polícia militar, igrejas, projetos de assentamento, de sindicato rural e de trabalhadores agropecuários estiveram presente e participaram do diálogo entorno dos compromissos que são assumidos com a cooperação.

Cronograma

Conforme o cronograma de atividades do Naturatins e Semarh para o mês de maio, além de Divinópolis, estão agendadas as visitas, palestras e debates, para adesões ou renovações do Protocolo do Fogo, nos municípios de Dois Irmãos, Novo Acordo, Gurupi e Ipueiras.