Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessando Souza

Foto: Carlessando Souza

Representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas) e do Conselho  de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Consea/TO) iniciam nesta terça-feira, 17, as visitas para assessoramento aos municípios para Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As primeiras cidades a receberem a equipe serão Araguaína e Carmolândia.

O gerente estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Setas, Iramar Cardoso, explicou que a visita a Prefeituras e Secretarias Municipais serão de extrema importância para a obtenção de dados a cerca da temática. "Vamos realizar um trabalho com as secretarias que tenham relação com a segurança alimentar, como por exemplo, agricultura, educação e saúde", comentou.

Por meio dos dados obtidos, a equipe realizará oficinas, capacitação de conselheiros para adesão ao Sisan, além de orientar a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar. De acordo com o gerente, o trabalho de assessoramento será realizado em 91 cidades tocantinenses, sendo desenvolvido em 70 municípios pela Setas e, nos outros 21, por meio de convênio de responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins.

Para contemplar todo o Estado, as cidades foram selecionadas por suas participações em conferências, oficinas e seminários de Segurança Alimentar, assim como por suas localizações. Em cada um dos 70 municípios a serem visitados, as atividades serão desenvolvidas em dois dias. A previsão é que 30 municípios sejam atendidos até o final deste ano.