Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Félix Carneiro

Foto: Félix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), por meio da Gerência de Fiscalização e Segurança, concluiu as vistorias dos veículos destinados ao transporte escolar em todo o Estado. Ao todo, 717 veículos passaram pela vistoria, sendo que 265 foram aprovados, o que corresponde a 37% do total.

Na região sul do Tocantins, o índice de aprovação foi de 33%, com 106 veículos aprovados. Na região norte, 159 veículos foram aprovados, correspondendo a um índice de 40% do total.

Os veículos aprovados receberão uma autorização emitida pelo Detran, que deverá ser fixada na parte interna, em local visível. Os veículos reprovados não poderão realizar o transporte escolar. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a condução de um veículo reprovado, sem a autorização do órgão de trânsito é caracterizada como infração grave, podendo resultar em penalidades de multa e apreensão do veículo.

Para o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, capitão Geraldo Magela, a ação foi positiva, uma vez que os veículos que não estão de acordo com as normas do CTB não poderão mais circular. “O objetivo desta ação de fiscalização é coibir a circulação de veículos irregulares, que colocam em risco a vida dos usuários. É importante garantir que o transporte escolar esteja sempre em condições seguras”, ressaltou.

Vistoria do transporte escolar

A vistoria avalia aspectos importantes da manutenção geral do veículo, como pneus, condições dos freios, cintos de segurança, tacógrafo (dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade que desenvolveu), bem como toda a parte elétrica, direção, layout e o estado de conservação dos veículos.