Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Osvaldo Franco Alunos da Escola Estadual Osvaldo Franco aprendem normas básicas para a preservação do meio ambiente Alunos da Escola Estadual Osvaldo Franco aprendem normas básicas para a preservação do meio ambiente

Em Miracema, será realizada a II Caminhada Ecológica, no sábado, 4, saindo às 7 horas da Rua 1º de Janeiro (em frente ao Mirashopping), indo até as margens do rio Tocantins, local destinado às apresentações culturais.

Com o tema “Juntos em Defesa do Meio Ambiente”, o objetivo dos organizadores do evento é que a mobilização promova a reflexão sobre queimadas, desmatamentos, preservação da água, mudanças climáticas, resíduos eletrônicos e reciclagem. Na ocasião, os participantes serão informados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A ação é promovida pela Diretoria de Miracema, e contará com a participação de 1.121 alunos, de sete escolas, e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Miracema, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Colônia de Pescadores, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré e a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e Ambiental (Cipra).

As atividades têm por finalidade lembrar a Semana Mundial do Meio Ambiente, que começou no dia 1º de junho, e o Dia da Ecologia e, também, o Dia Mundial do Meio Ambiente, estes comemorados no dia 5.

Escola de Araguatins investe na reciclagem

Em Araguatins, alunos e professores da Escola Estadual Osvaldo Franco promoveram uma semana de intensas atividades com ênfase no tema “O poder do vento” e o “Sol vai brilhar em seu telhado”. Os estudantes da unidade escolar produziram maquetes representando as energias eólica, solar, geotécnica e hídrica.

Durante as aulas foram abordados temas como conservação e preservação do patrimônio escolar e, no decorrer da semana, foram desenvolvidas oficinas de produção de repelentes, utilizando plantas e ervas; de reciclagem, reaproveitando pneus usados e uma aula de preparação e plantio de mudas.

A culminância do projeto será realizada nesta sexta-feira, dia 3, no período da tarde, com as atividades do projeto ‘Biblioteca Viva’, em que cada aluno traz um livro que já leu, apresenta-o na roda de leitura e, em seguida, faz a troca por outro.

A diretora Lidiane Alves Vieira explicou que o mais importante nessa semana de mobilização foi o interesse dos alunos. “Podemos dizer que 100% dos estudantes se envolveram em uma das atividades e mostraram entusiasmo e animação durante a realização dos trabalhos práticos”, comentou Lidiane.

Para a estudante Kailany de Menezes Santos, 12 anos, aluna do 8º ano do ensino fundamental, a escola tem o papel de alertar crianças e jovens sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente. “Aprendi reciclar e construir brinquedos com materiais alternativos. Estudamos sobre sustentabilidade para cuidar da natureza, além de deixar algo positivo para os nossos filhos”, frisou Kailany.