Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Partido da República (PR) realizou o encontro da Juventude partidária neste último sábado, 4. O evento registrou a presença de mais de 600 pessoas e um saldo de 255 filiados no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). "Esse encontro nos deu energia e vontade de fazer acontecer. Convido os jovens, para caminharmos com uma posição diferente, em relação a atitude política e com um projeto estruturante para a juventude", com essas palavras o presidente do PR Jovem, Willian Farias Pimentel, iniciou uma série de debates em torno de planos e projetos para o futuro de Palmas.

O senador Vicentinho Alves, presidente do estadual do PR destacou que a esperança do Brasil está depositada na juventude. "Depositamos a esperança do nosso Brasil na juventude. A iniciativa e execução desse evento foi 100% dos jovens que estão à frente do PR, isso é fantástico", salientou.

Acompanhado de sua esposa, a ex-deputada Solange Duailibe, das filhas Athena e Gêneve Duailibe, além do filho Thiago Lustosa - o presidente do PR Metropolitano de Palmas e ex-prefeito da capital, Raul Filho, abriu o discurso citando uma frase conhecida pela filosofia do liberalismo. “O homem é o espírito fecundado na intima fusão da liberdade com a fé”, disse.

Ao discorrer sobre a política com liberdade, Raul Filho deu autonomia para os jovens construírem juntos, um plano de governo voltado para a juventude. O ex-prefeito de Palmas, afirmou que o PR terá a missão de revolucionar com a participação da juventude ativamente. “Um governo que almeja sucesso, deve colocar essa garotada como âncora nos seus planos, e o partido da republica vai ouvir o que a cidade quer para o futuro. Fico alegre de ver tantos jovens acreditarem na política e na nossa capital, estou contemplado com a presença numerosa nesse auditório”, declarou.

A relação de identidade com a juventude rendeu para Raul Filho, diversos momentos de aplausos quando seu nome era citado. "Tenho confiança no Raul. Quando eu o conheci, ele já estava assumindo a responsabilidade como prefeito na cidade de Araguaçu, com apenas 21 anos, sendo considerado na época o mais jovem político em atividade no Brasil", revelou o senador Vicentinho Alves.

O deputado federal Vicentinho Junior (PR), ficou surpreso com a proporção do evento. “Não é fácil fazer evento em um sábado e envolver tantas pessoas. Esse encontro está carregado de energia e fui energizado com todo o carinho que recebi aqui", afirmou o jovem deputado, lamentando ainda a gestão atual da Prefeitura de Palmas. “Fazer política não é simples, gestão pública mais difícil ainda, já Raul Filho, fez com excelência. Infelizmente, hoje, a capital está entregue a um negociante”, lamentou referindo-se ao atual prefeito Carlos Amastha (PSB) que vem sendo muito questionado pela população.

Os rumos para a juventude de Palmas com uma nova política para a capital e com um governo humanizado e sensível foram as palavras que renderam aplausos para a ex-deputada Solange Duailibe. "Raul tem o poder de amar as pessoas, e não o amor ao poder, por isso, não temos medo do mal porque já compactuamos com o bem.  A juventude não é apenas na idade, é no sonho de cada um, com a construção de novos projetos”, frisou.

Sobre o futuro do PR, foi anunciado oficialmente que o partido já é o primeiro de Palmas em filiações e muito distante do segundo colocado.

O senador Vicentinho Alves, elogiou a liderança metropolitana e falou sobre o desejo do partido crescer além das filiações, elegendo prefeitos nas cidades tocantinenses. “Espero que nessa futura eleição, o Raul Filho seja o prefeito eleito, e o restante, a gente garante com os recursos lá em Brasília”, garantiu o presidente estadual do PR, repudiando ainda a forma como a gestão do atual prefeito de Palmas governa, levando a fama e conhecido como de gabinete virtual e pelas redes sociais. “Já o Raul Filho vai direto no povo com o sentimento de amizade, humanizado e de solidariedade”, comparou.

Por fim, Raul Filho refletiu, citando uma mensagem do estadista, diplomata e jurista brasileiro, Rui Barbosa. “A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade”, disse.

Marcaram também presença no evento, o pré-candidato a prefeito de Gurupi pelo PR, Dr. Yuri; o vereador da capital Lúcio Campelo, vice-presidente do PR Metropolitano de Palmas; Júnior Fideles, presidente estadual do PRTD e Abraão Lima, presidente estadual do PPL.