Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece nessa terça-feira, 21, a partir das 8 horas uma caminhada em alusão ao Junho Vermelho, cujo objetivo é incentivar a doação de sangue em Araguaína e região. A concentração da caminhada acontece na Marginal Neblina, ao lado da Farmácia Pague Menos.

A gerente de Gestão do Hemocentro de Araguaína, Tatiana Gomes Murici, explica que os meses de janeiro e julho são os meses mais críticos do ano para o estoque do Hemocentro. “Temos muitas praias no entorno de Araguaína e com isso muitos moradores se mudam nesta época para as cidades de praia. O que acaba influenciando a baixa de estoque, além disso, temos o problema dos acidentes que são freqüentes nesta época por causa do aumento do fluxo de trânsito nas estradas”, completa.

A gerente enfatiza que a proposta da caminhada é chamar a atenção da comunidade de Araguaína para que mais doações aconteçam nos próximos dias. “Queremos dar mais visibilidade à campanha e fazer um chamamento à população para que mais pessoas venham fazer doações. Precisamos ter estoque para atender a demanda do mês de julho”, reforça.

Atualmente os estoques em baixa no Hemocentro de Araguaína são de bolsas de tipo sanguíneos negativos. “Precisamos principalmente O- e A-”, completa Tatiana.

São parceiros da caminhada Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rotary Clube Lago Azul, o campos de Araguaína do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o Instituto Harmonia.

Requisitos para doação

Qualquer indivíduo saudável entre 16 e 69 anos e acima de 50 kg pode ser doador. A idade máxima para realizar a primeira doação é 60 anos e menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no ato da doação.

Para doar, basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação nas seguintes localidades:

Hemocentro Coordenador de Palmas. Endereço: Quadra 301 Norte, conjunto 02, lt 01. Palmas-TO.

Hemocentro Regional de Araguaína (HRA). Endereço: Rua 13 de maio, nº 1336, Centro – Araguaína – TO.

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi. Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, lt 08, Centro. Gurupi – TO.

Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional. Endereço: Avenida Luís Leite Ribeiro s/nº, Centro. Porto Nacional – TO.

Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro. Augustinópolis-TO.

A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas (HGP) também recebe doadores.