Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ney Carneiro

Na manhã desta terça-feira, 28, foi lançada a pedra fundamental para a construção da sede da Área de Proteção Ambiental Lago de Palmas, na Capital. Esta é a primeira sede efetiva das 9 APAs existentes no Estado que recebe esse benefício. O esforço é resultado de uma parceria entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Prefeitura Municipal de Porto Nacional e a Associação de Homens e Mulheres de Negócios do Distrito de Luzimangues (Adomangues), firmado com a assinatura durante a solenidade. A área total da APA do Lago de Palmas abrange 50.370 hectares no município de Porto Nacional, que agora ganha 600m² doados pela Prefeitura de Porto Nacional para instalação da sede administrativa, que terá inicialmente 200m² de área construída.

Representando o presidente do Naturatins, o vice-presidente Edson Cabral, esteve presente no evento para o descerramento da placa, que marca uma nova etapa na trajetória da gestão da APA. “Com a sede, a APA tem a possibilidade de concentrar e organizar as atividades que vão gerenciar e vão acompanhar o monitoramento de toda a área de preservação ambiental do Lago de Lajeado. É importante termos uma unidade física na própria APA, porque isso faz com que a comunidade e todas as entidades, que se envolvem com a questão da proteção desse ativo ambiental, estejam próximas. E assim, juntos, Estado, Prefeitura, Naturatins, comunidade, empresários e empreendedores possam manter esse diálogo e suas atividades integradas, para o alcance dos benefícios de preservar, desenvolvendo suas atividades econômicas, sem causar prejuízos ao meio ambiente”, ponderou.

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, destacou a prática de bons exemplos. “Nós estamos montando esse projeto dessa bela cidade, que no futuro pode ser chamada de Luzimangues. Mas essa bela cidade tem que nascer e ser criada com bons exemplos, que é nós cumprirmos nosso papel de ser humano, respeitando a nossa natureza. Então essa APA é justamente para começarmos a despertar os interesses de todos aqueles, que para cá vierem, saber que aqui, todos nós temos como intuito, respeitarmos a natureza, através desta APA e de várias outras que vão ser criadas, em proteção aos mananciais, aos nossos córregos, em proteção a aquilo que abastece nosso lago. Então este aqui é um dos projetos em parceria com o Governo do Estado, com a própria a sociedade e todos aqueles que amam a natureza”, afirmou.   

A Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Luzimeire Carreira, falou da aproximação da gestão da APA com a rotina de suas atividades. “Um dos objetivos para consolidar uma Unidade de Conservação é a sua estruturação. Então aqui estamos dando início a sede desta APA, onde com certeza a gestão estará mais próxima de sua rotina, mais atuante e eu acredito que é um dos objetivos consolidado agora. Estamos dando um passo importante, o lançamento desta obra é de fundamental importância, pois servirá como modelo, para as nossas unidades de conservação”, declarou.

Já o atual presidente da Adomangues, José Daniel, falou do encerramento de sua gestão com a oficialização da área da sede. “Para a nossa região é muito significativa a efetivação da área para a sede, pois estamos numa região de constante crescimento. Então eu encerro essa gestão, mas não vou me afastar da equipe, que conta em sua estrutura conta com a participação de dez membros, empenhados nas decisões que beneficiam o desenvolvimento local, observando a proteção do meio ambiente”, declarou.

Participação

O superintende do Meio Ambiente do Naturatins, Natal Castro, falou do ganho para o meio ambiente e para o desenvolvimento do papel do Instituto. “Essa base vai servir de apoio a ação de fiscalização não só do Naturatins, mas de nossos órgãos parceiros, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, a Defesa Civil, o Bombeiro, o Ibama e a Marinha na defesa dos interesses ambientais da população do Luzimangues e toda a APA do Lago”, resumiu. 

Para o gestor da APA e presidente do Conselho da APA do Lago de Palmas, Abel Cardoso, a construção da sede vai facilitar o acesso popular para visitar e tirar suas dúvidas em relação as questões ambientais. “Essa junção do Governo do Estado ao Município de Porto Nacional e a iniciativa privada, tem uma relevância muito grande para a população e consolidação da gestão. Além da sede temos o objetivo de construir com a coparticipação da sociedade, um grande parque urbano, com o ordenamento do seu interior e das áreas verdes de seu entorno, visando o crescimento econômico e bem estar social alinhada a proteção do meio ambiente”, finalizou.

O presidente eleito para o próximo biênio da gestão da Adomangues, Rogério Tonaco, assegurou que dará continuidade aos projetos. “A Associação estará empenhada para a evolução dos projetos e levaremos para a nossa gestão o objetivo de dar continuidade a todos os processos já iniciados”, afirmou.

Além das presenças de representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e de populares, o subsecretário Municipal de Educação de Luzimangues, Juscelino Ribeiro, prestigiou o evento na companhia de cerca de 30 alunos das escolas municipais de Porto Nacional, Jacinto Bispo Arantes e Maria de Melo que participaram de um momento do plantio simbólico da primeira árvore na sede da APA. Entre as noves Áreas de Proteção Ambiental existentes em todo o Estado, além da APA do Lago de Palmas, o ordenamento da gestão já se encontra em andamento nas APAS, do Lajeado, da Ilha do Bananal Cantão e das Nascentes de Araguaína.