Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A sessão para eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados foi adiada das 16 para as 19 horas e das 19 para as 17h30min. Quatro, dos 17 que estavam com o nome na disputa, retiraram a candidatura: Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP). Permanecem na disputa 14 deputados. 

Protestos

Deputados protestam em Plenário contra a decisão de adiamento da sessão. Para o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), a decisão foi contrária ao Regimento Interno. Ele exigiu o início da sessão às 16 horas.

Após pedir esclarecimentos à Secretaria-Geral, o deputado Carlos Manato (SD-ES), no comando dos trabalhos da sessão ordinária, encerrou a sessão de debates e convocou a sessão para as 19 horas.

Processo eleitoral

Cada candidato terá 10 minutos para defender suas propostas no Plenário, na ordem do sorteio realizado no início da tarde.

Depois disso, terá início o processo de escolha do novo presidente, por meio de votação secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no Plenário.

Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa. (Matéria atualizada às 17h34min)  (EBC)