Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O método contraceptivo dispositivo intrauterino (DIU) está disponível em Araguaína, para mulheres que desejam realizar o planejando familiar. O procedimento é realizado gratuitamente e as interessadas podem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência e marcar o agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Em todas as UBS serão realizados os primeiros atendimentos médicos. O DIU é seguro e segue todas as normas nacionais de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde. O procedimento simples e eficaz é para mulheres que desejam planejar a sua vida pessoal e profissional e querem adiar a maternidade.

Procedimentos

Ao escolher o método contraceptivo DIU, a mulher é encaminhada para o atendimento médico, sendo solicitados dois exames: prevenção do câncer do colo de útero (PCCU) e o de gravidez. Em seguida, se a mulher não estiver grávida e não tiver detectado nenhuma alteração nos exames, será feito o agendamento para a implantação do DIU. O procedimento é realizado na UBS do Setor Couto Magalhães, localizada na Avenida Perimetral, s/nº.

O médico responsável fará um acompanhamento da paciente por um período de dois a três meses; após esse prazo, a mulher continuará suas consultas normalmente.

DIU

O dispositivo intrauterino é uma pequena peça de plástico recoberta com cobre que é colocado dentro do útero. O DIU tem uma eficácia de 99,4%, tendo uma duração de 3 a 10 anos, podendo ser removido a qualquer momento.

Tags: Aaguaína, Diu