Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcio Vieira

Com a chegada do período de estiagem e com o agravante que neste ano o fenômeno El Niño antecipou o fim das chuvas no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluíram as capacitações de 80 brigadistas que vão atuar nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda e Pium, onde são identificados mais registros de focos de calor. Os trabalhos das equipes devem se estender até o mês de outubro.

Segundo o superintendente estadual de Defesa Civil, tenente coronel Peterson Ornelas, os brigadistas receberam, além de equipamentos de combate ao fogo, orientações de atuação, além de noções de primeiros socorros. “Esta atividade exige muito preparo e também conhecimento para que não possa causar um acidente grave com os brigadistas”, afirmou. Ainda segundo o superintendente, uma ação envolvendo todos os órgãos ambientais do Estado será realizada neste mês de agosto. Intitulada “Dia D de Combate às Queimadas”, a ação deverá percorrer as propriedades rurais da Capital onde os mobilizadores estarão informando sobre os perigos do fogo e as consequências das queimadas. “Estamos discutindo a data, mas provavelmente acontecerá ainda nesta primeira quinzena”, afirmou.

Brigadistas

Moradora do município de Formoso do Araguaia, Sul do Estado, a brigadista Sara Fernandes Nogueira afirma que sua cidade figura entre as que mais registram focos de calor no Tocantins. Sobre a participação feminina numa atividade que exige esforço físico e preparo, ela afirma que vai desempenhar com excelência sua missão. “Para apagar o fogo, antes de força é preciso de técnica. E foi o que nós aprendemos durante os cursos. A nossa fauna e a nossa flora estão sendo muito prejudicadas e precisamos tomar uma atitude em relação a isso”, afirma. Morador do município de Pium, a 135 quilômetros de Palmas, o brigadista José Carlos Pereira Marinho pela terceira vez vai atuar no combate aos incêndios florestais em seu município. Além de um posto de trabalho, ele afirma que a atuação do brigadista vai além de eliminar focos de calor. “A gente orienta também os produtores dos perigos causados pelo fogo, como doenças respiratórias, morte de animais e plantas entre outras coisas”, ressaltou.

De acordo com Anderson Patrick, secretário municipal de Segurança Pública e Meio Ambiente de Lagoa da Confusão, a 205 quilômetros de Palmas, o município vem atuando com brigadas de incêndios desde 1999, por meio de parcerias com o Governo do Estado e demais entidades ambientais. Para o secretário, cerca de 50% da área da Ilha do Bananal faz parte da zona rural do município. “Nosso município possui também a maior área produtiva de grãos e frutas do Estado, mas infelizmente muitos produtores ainda utilizam o fogo no manejo e limpeza das áreas. Por isso que estamos empenhados em combater os focos de calor em nossa região”, ressaltou.

Aplicativo

Também para auxiliar moradores do Estado e brigadistas, a Defesa Civil Estadual desenvolveu o aplicativo “Brigada 199”, para smartphone e tablets, com disponibilidade para download gratuito na plataforma Android. No aplicativo, estão sendo disponibilizadas informações sobre as brigadas de cada município, a relação de profissionais habilitados para atuar no combate ao fogo, além da possibilidade de registro de ocorrências e situações que necessite de reforço e combate aos incêndios florestais.