Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Dennis Tavares

Foto: Dennis Tavares

Os aprovados no último concurso da Polícia Civil do Tocantins para os cargos de Delegado de Polícia Civil, Médico Legista e Perito Criminal já podem se preparar para o Curso de Formação Profissional que iniciará no próximo dia 12 de setembro. A convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional, além das normas que regulamentarão o curso e solicitam documentação necessária para investigação social e criminal dos candidatos está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 12.

De acordo com os editais 001/45-2014 e 003/33-2014, os candidatos terão uma semana, de 22 a 26 de agosto, para reunir toda a documentação necessária e efetuar suas respectivas matrículas, as quais deverão ser feitas na sede da Academia da Policia Civil (Acadepol), localizada na quadra 804 Sul, alameda 07, lote 01, das 8 às 18 horas.

O curso de formação para esses cargos terá duração de 45 dias, com carga horária de 560 horas aulas, iniciando no dia 12 de setembro e concluindo no dia 26 de outubro deste ano. A aula inaugural será realizada com a presença de autoridades ligadas à segurança pública do Estado.

Tanto os editais, quanto os formulários que deverão ser preenchidos pelos futuros alunos estão disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), e podem ser acessados através do endereço eletrônico www.ssp.to.gov.br/policia-civil/concurso.

Além do curso de formação, compõe a segunda etapa do concurso uma investigação criminal e social dos candidatos, os quais poderão ser excluídos do certame caso sejam considerados contraindicados (não recomendados). A investigação social e criminal podem se estender até a homologação final do concurso.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Marcelo Falcão, o Curso de Formação Profissional ocorrerá em regime de semi-internato, podendo ter aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno, com possibilidade de incluir finais de semana e feriados. Serão ministradas aulas teóricas e práticas, que englobarão, dentre outras, técnicas de tiro, defesa pessoal, combate em ambiente confinado e estágios supervisionados em unidades da SSP.

“Os cursos de formação estão sendo preparados da melhor forma possível”, destaca o diretor. Ele ressalta que o prédio da academia da Policia Civil está sendo todo reformado para receber os futuros profissionais de segurança pública e que, “em breve será publicado edital de seleção de instrutores para contratação dos melhores docentes em cada disciplina”.

O diretor disse ainda que professores renomados serão convidados a ministrarem aulas durante o curso de formação. “A Secretaria da Segurança Pública vai oferecer aos alunos um curso bem amplo e completo, abrangendo disciplinas relativas a excelência no atendimento ao público,  investigações especializadas em diversas áreas como drogas, homicídios, combate a organizações criminosas, crimes cibernéticos e outros. Para tanto, também serão convidados professores de renome nacional para ministrar aulas durante o curso de Formação”, destacou.

Para o secretário César Simoni é um sentimento de dever cumprido dar continuidade a um certame que está parado há cerca de dois anos. “Estamos honrados em concluir este certame tão importante para a segurança pública do estado. Desde que assumimos, temos nos empenhados em arrumar a casa e finalizar este concurso sempre esteve entre as prioridades de nossa gestão. Já conseguimos equipar diversas delegacias da capital e do interior com novos mobiliários e equipamentos e esperamos muito em breve lotar novos profissionais nessas unidades de segurança, dando um salto na qualidade do atendimento à população e possibilitando maior celeridade às atividades policiais”, conclui.

O governador Marcelo Miranda lembrou que o compromisso com a Segurança sempre foi prioridade em todas as suas gestões. “O País inteiro atravessa momentos delicados neste quesito [segurança pública]. No Tocantins, temos feito o possível para minimizar as demandas decorrentes desse setor, de forma a garantir a segurança aos tocantinenses. O curso de formação da Polícia Civil é mais uma das ações que reforçam essa nossa preocupação, esse nosso compromisso. Sabemos que esse é um segmento que as ações não se esgotam. Esse é mais um motivo para que não fiquemos de braços cruzados. Não podemos deixar que o nosso índice de criminalidade ganhe proporções assustadoras como já vem acontecendo na maioria dos estados brasileiros”, concluiu.