Esporte

Foto: Adilvan Nogueira O estudante Hugo Tosta está focado em obter bons resultados O estudante Hugo Tosta está focado em obter bons resultados

O primeiro dia de disputas dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) foi marcado por demonstrações de talentos e habilidades na apresentação dos atletas excepcionais em Palmas. Mais de 50 competidores de nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) participam de provas individuais na Capital.

Nessa terça-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou provas de natação, jogos de tênis de mesa e bocha. Representante do Estado nas Paralimpíadas Escolares do ano passado (categoria deficiência paralisia cerebral), Vitória Caroline Fernandes dos Reis, 16 anos, da Apae de Miranorte, mostrou talento na bocha. "Estou muito feliz de estar aqui. Gosto muito de jogar", comentou. 

O mesatenista Hugo Souza Tosta (categoria deficiência física), do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, disse que chegou motivado e seguiu todas as orientações técnicas. "Joguei tranquilo, com foco para conquistar um bom resultado", destacou o estudante. 

Para a técnica de desporto da Seduc, Keilla Gonçalves, os Parajets se consolidaram como evento de inclusão social. "Há uma integração muito grande entre os atletas. Eles trocam experiências de vida, ideias técnicas, além de agregarem novos valores e se sentirem valorizados", frisou. 

Os Parajets terminam nesta quarta-feira, 17, com as provas de atletismo, com 34 alunos, na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), às 7h30. 

Esportes coletivos

Centenas de estudantes tocantinenses iniciam nesta quarta-feira, 17, as disputas das finais estaduais dos esportes coletivos dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) - 12 a 14 anos, na Capital. 

As competições em quatro modalidades seguem até sábado, 20. O basquete, nas categorias  masculina e feminina, será na ETI Padre Josimo; o handebol masculino e feminino, na Ulbra da Avenida JK; o futsal masculino, no Colégio da Polícia Militar de Palmas; o futsal feminino, na AABB; e o voleibol masculino e feminino, no Complexo Esportivo da Ulbra, na Avenida Teotônio Segurado.