Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Muita gente parou na manhã desta quinta-feira, 29 na Avenida JK para acompanhar a simulação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins de um robô não tripulado de combate a incêndio. Na apresentação os bombeiros simularam um incêndio veicular em área urbana e outro em área florestal.

“Vi a movimentação de longe e fiquei assustada, mas logo percebi que era uma simulação dos bombeiros. Nunca tinha visto algo parecido, achei muito interessante, fiquei curiosa para ver se tinha alguém dentro do veículo, mas olhei e vi que a máquina estava sendo operada por controle remoto. Achei muito interessante”, contou a auxiliar de serviços gerais, Luciana Corado, que parou para ver a simulação.

A primeira aparição do veículo no Brasil aconteceu em novembro do ano passado em um evento direcionado a bombeiros que aconteceu em Goiânia. Desde então o robô visitou São Paulo, Brasília e agora está no Tocantins. “É um equipamento novo que foi lançado em 2015 na maior feira de bombeiros que acontece no mundo, na Alemanha e trouxemos o veículo para o Brasil para divulgar essa tecnologia. É um equipamento muito versátil e pode combater qualquer tipo de incêndio”, destacou Luciano Armando dos Santos, engenheiro mecânico da Magirus e operador do veículo.  

“Esse veículo atua principalmente em ambientes de alta periculosidade e que apresentam alto índice de materiais de combustão que venham a oferecer perigo de morte ao bombeiro. Esse robô aumenta e direciona a dispersão da água e com certeza facilita o trabalho desempenhado pelos bombeiros”, destacou o comandante do 1° Batalhão de Bombeiros, major Cleber Sobrinho.