Estado

Foto: Divulgação

Faleceu nesta quinta-feira, 27, em Goiânia/GO, o ex-secretário estadual da Educação e ex-reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), professor Ruy Rodrigues da Silva, 88 anos. O corpo será velado em Goiânia e o sepultamento está previsto para às 13 horas.

O ex-secretário faleceu em decorrência e uma pneumonia evoluiu para falência múltipla dos órgãos. Ele se encontrava internado no Hospital do Coração, em Goiânia, desde o dia 7. 

O governador Marcelo Miranda e a vice-governadora Claudia Lelis, lamentaram a morte de Ruy Rodrigues. “Recebi, com pesar, a notícia do falecimento do professor, ex-secretário de Estado da Educação, Ruy Rodrigues”, declarou o governador, completando: “O Tocantins se despede de um portuense que fez de sua história um retrato da luta pela liberdade e em favor de causas humanitárias. Eu e minha família rogamos a Deus para que conforte a família do saudoso Ruy Rodrigues nesse momento de dor”. 

A vice-governadora Claudia Lelis afirmou que o professor Ruy Rodrigues dedicou sua vida à educação, à cultura e aos temas ligados à humanidade. “Seu caráter educador e humanitário sempre será lembrado e os tocantinenses sentem orgulho desse homem que trabalhou em prol da educação e da cultura do Estado. Seu legado será lembrado por muitas gerações”, declarou. 

Perfil

Nascido em Porto Nacional, Ruy Rodrigues da Silva deixa duas filhas, Adriene e Sofie. O ex-secretário era teólogo, filósofo, sociólogo, escritor e professor. Ele dedicou sua vida à educação, à cultura tanto no Brasil quanto na Europa e em países da África e na Ásia Oriental, durante a ditadura militar no Brasil.

Ruy rodrigues foi secretário da Educação de 1991 a 1994, a convite do então governador Moisés Avelino. 

Notas de Pesar

Nota deputado Paulo Mourão

Lamento profundamente o falecimento do portuense, ex-secretário de Educação e ex-reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), professor Ruy Rodrigues da Silva.

O Tocantins perde um homem inspirador, aguerrido e defensor das causas sociais, educacionais e culturais, que sempre colaborou com seus conhecimentos para o enriquecimento da cultura e história tocantinense.

Professor Ruy, não só prestou relevantes serviços à frente da educação no Tocantins, no período em que esteve como secretário Estadual da Educação e  reitor da Unitins, mas também foi responsável por fatos históricos relevantes na luta em prol da criação do Estado do Tocantins,  atuando como membro da  Comissão de Estudos dos Problemas do Norte (Conorte) e sendo fundador da Casa do Estudante do Norte Goiano (Cenog), onde fez parte do movimento estudantil que teve papel preponderante na criação do Tocantins.

Este grande entusiasta da educação e cultura, grande pai de família, ser humano ético e exemplar, deixará saudades e um grande vazio no cenário tocantinense. Envio aos familiares e amigos  nossas condolências e peço a Deus que conforte os corações de todos neste momento de dor.

Paulo Mourão

Deputada Estadual

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota senador Vicentinho Alves 

“Professor Ruy Rodrigues, padre Ruy, filho de Porto Nacional. Serviu a muitos estudantes e jovens na época, enquanto padre, em nossa cidade.

Tinha o espírito empreendedor na área de educação, de cultura e formação de jovens - com o teatro, na Casa Paroquial e no Centro Cultural, onde atuou junto a Dom Alano Marie Du Noday.

Ajudou a implantar o aeroclube de Porto Nacional, com meu pai, instrutor do aeroclube, Comandante Vicente. Depois foi servir ao governo Mauro Borges em Goiânia, como Secretário de Educação de Goiás.

Também morou na França durante muitos anos. Exilado, lutou pelos direitos humanitários de países como a África e assessorou a presidência da República de Guiné Bissau.

Muito preparado, ele deixou a condição de padre para atuar como educador, quando retornou ao Brasil. Serviu ao Tocantins, como Secretário de Educação em dois governos – tamanha era a sua competência – nos mandatos de Moisés Avelino e Siqueira Campos.

Foi reitor da Universidade do Tocantins, pioneiro na área de cultura do Estado. Sempre teve o respeito e a credibilidade da classe educacional de Goiás e do Tocantins.

Teve uma participação importantíssima na criação da Cenog – Casa do Estudante do Norte Goiano, que contribui muito com a criação do estado. Na época, com base em Goiânia e sede no Rio de Janeiro, Porto Nacional, Pedro Afonso, Dianópolis e Miracema.

Também esteve presente na discussão da criação da Conorte – Comissão Sobre Estudo do Norte Goiano, que deu muito suporte ao Deputado Federal Siqueira Campos e ao Congresso Nacional Constituinte para a criação do estado.

Deste modo, o professor Ruy teve papel importantíssimo em muitos momentos do então norte Goiano, como também do Tocantins.

Um grande amigo de meu saudoso pai e um grande amigo nosso. Muito meu amigo! Sinto muito a ausência física, mas ele estará sempre presente nos corações de todos nós, que conviemos com ele e, de uma forma ou de outra, recebemos dele muita instrução de vida - vida educacional e vida pessoal.

Portanto, fica aqui a nossa homenagem. Eu, como homem de fé cristã, desejo que Deus dê o descanso merecido a esse grande guerreiro e grande brasileiro.

Nossos sentimentos estão com suas filhas, Adrienne e Sofie, seu irmão Adelmo Rodrigues e toda a sua família ”.

Senador Vicentinho Alves e família. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota secretária da Educação 

O professor Ruy Rodrigues deixa um legado inquestionável para a educação no Estado do Tocantins. Foi participante ativo da estruturação da rede estadual de ensino, com destaque para a implantação das delegacias, hoje Diretorias Regionais de Ensino, além de ter atuado como reitor da Universidade do Tocantins, onde da mesma forma atuou pela interiorização da instituição.

O maior legado que o professor Ruy Rodrigues deixou foi o seu exemplo, uma pessoa de caráter, comprometido com os valores humanos, com a vida e com o desenvolvimento humano. O Tocantins perdeu um dos seus grande intelectuais. 

Professora Wanessa Zavarese Sechim

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes 

---------------------------------------------------------------------------------------------------