Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Kátia Alves

Foto: Kátia Alves

O Hemocentro está necessitando de doações de sangue tipos O e A negativos (O-, A-) e pede com urgência para que os doadores compareçam às unidades coletoras. “O estoque está quase zerado e precisamos de doações diariamente para manter o estoque necessário para atender a demanda, que também é diária", destacou a responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Denis Gomes.

Qualquer pessoa em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos pode doar. Os doadores precisam manter uma boa alimentação, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.É necessário também apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres com intervalo de cada 90 dias. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Uma das unidades do Hemocentro, em Palmas, está localizada na Quadra 301 Norte, próximo ao Detran. Outra fica localizada no Hospital Geral de Palmas (HGP). Endereços das demais unidades estaduais podem ser conferidas no site da Saúde (www.saude.to.gov.br.)  O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 12h. Nesta quarta-feira, 1º de novembro, as unidades estarão fechadas em decorrência do feriado de Finados. 

Tipo O-

O sangue do tipo O negativo é considerado raro. A pessoa que tem este tipo sanguíneo é um doador universal e pode doar para qualquer outra pessoa. O problema é que ela só pode receber sangue O negativo e com o estoque baixo fica difícil atender a demanda.