Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A roda de capoeira vai ser bonita em Porto Nacional. O Sesc reúne cerca de 200 capoeiristas de várias cidades do Tocantins e de Goiânia, Goiás, na XI Noite Cultural. O evento acontece nesse sábado, 19 de novembro, a partir das 18 horas no hall da sede da Unidade, situada no setor Novo Planalto. A entrada é gratuita.

A Noite Cultural tem como objetivo mostrar a cultura brasileira, visando à socialização do grupo de capoeira da Unidade Sesc local, com o público presente no evento. Ao mesmo tempo, busca conscientizar a todos que a Cultura é uma ferramenta vital na formação dos cidadãos. Na programação, haverá apresentações de danças afro brasileiras, como Maculelê, Puxada de Rede, Jogos de Capoeira, Samba de Roda e o tradicional Batizado com a troca de cordas, conduzidos pelo instrutor de artes marciais da Unidade, Alcione Santana, conhecido na cidade como ‘Mestre Gamela’. “Um dos principais eventos da Unidade, a Noite Cultural promove uma interação entre os alunos do Sesc e pais com os mestres e capoeiristas de outras cidades. A meta é preparar os adolescentes para um futuro melhor, incentivando-os na prática do esporte, respeitando suas crenças e valores, com o intuito de diminuir a violência e a marginalidade”, ressalta Mestre Gamela.

O evento vai contar com a participação dos grupos Candeias, Nagô, e Abadá Capoeira, de Palmas, Grupo Tambor, de Araguaína, Associação de Capoeira Ângola, de Goiânia (GO), Associação de Capoeira e Cultura Raízes, de Porto Nacional, Comunidade Quilombola Morro do São João, de Santa Rosa do Tocantins, e Associação de Capoeira Raízes das cidades de Brejinho de Nazaré, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Palmas (incluindo Taquaralto), Barrolândia e Divinópolis do Tocantins. O público alvo são os alunos de capoeira da Unidade, adolescentes na faixa etária entre 07 e 14 anos.