Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

A Caminhada “Passos que Salvam”, que tem o intuito de chamar a atenção da população para os sintomas do câncer infantojuvenil, faz parte de uma série de eventos que são realizados em todo o País para arrecadar doações que serão encaminhadas ao Hospital de Câncer da cidade de Barretos. Em Araguaína acontecerá no Parque Cimba, a partir das 7h30 do próximo domingo. 

A coordenadora da campanha em Araguaína, Noris Cavalcante, reforçou que um dos objetivos do projeto é conscientizar a sociedade para os primeiros sinais e sintomas do câncer nas crianças e nos adolescentes. “Todos devem ficar atentos e observar as crianças para que se houver algum problema, o tratamento chegue o mais rápido possível”, disse.

A coordenadora acrescentou que está muito feliz com a adesão de toda a sociedade araguainense e que aproximadamente 1.900 kits já foram vendidos. Durante o evento, além da caminhada simbólica, acontecerão várias apresentações artísticas e culturais.

Sinais e sintomas do câncer infantojuvenil

Existem diferentes sinais pelos quais podemos perceber que as crianças podem apresentar algum tipo de câncer. É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos se a crianças apresentarem dores de cabeça pela manhã e vômito, caroço no pescoço, nas axilas, virilha e outros, dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um dos olhos, quando a criança sai em fotografias com flash.

Parceiros

É a primeira vez que Araguaína adere à Caminhada “Passos que Salvam”, que acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras. Este ano, são mais de 500 municípios.

Em Araguaína, o evento é uma mobilização da Prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e da Assistência Social, Trabalho e Habitação. 

Muitas empresas, instituições e entidades já aderiram à mobilização como Câmara Municipal, Associação dos Autistas, Lojas Nosso Lar, Ministério Público (MP/TO), Liga de Oncologia do curso de Medicina, do Instituto Presidente Antônio Carlos, Instituto Harmonia, Lojas Tem Tem, Supermercado Super Feirão da Economia, Vidraçaria Nacional, Drogaria Carmo, Rede de Supermercados Campelos, Restaurante e pamonharia Rancho Mineiro, Lazer Churrascaria, Summer Clothes Confecções, Mimos e Ternura, Capitão Gula, Lojas Resende, Programa de TV Fala Comunidade, Programa de TV Viver Bem, Hospital Municipal Eduardo Medrado, Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS), Inter.comm de Marabá (PA), deputado Elenil da Penha, vice-prefeito Fraudineis Fiomare e outros.