Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O projeto Gente que Produz e Preserva – promovido pelo Clube Amigos da Terra de Sorriso/MT (CAT) – viabiliza a certificação de soja de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Neste ano, de toda a soja da região do médio norte de Mato Grosso, cerca de 120 mil toneladas serão de propriedades certificadas pela RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável).

A soja é proveniente de 17 fazendas, que juntas somam 53.187 hectares. As primeiras fazendas foram certificadas em setembro do ano passado. Elas continuam no processo e agora, somaram-se outras 8 propriedades, o que comprova que os produtores rurais são comprometidos com o plantio sustentável de soja no mundo.

O Consultor Externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, comenta que o projeto é a comprovação de que a certificação RTRS em grupo é essencial para a existência de soja certificada no Brasil. “Os pequenos produtores podem se unir e solicitar um certificado único que abrange todos os domínios, compartilhando os custos das avaliações, tanto de certificação, quanto de monitoramento anual. Sorriso é o maior município produtor de soja no país e tem potencial para que a produção certificada cresça ainda mais nos próximos anos”, pontua.

Para a diretora de sustentabilidade do CAT, Cynthia Cominesi, o produtor rural compreende a importância da certificação. “Fizemos uma pesquisa de satisfação e o resultado foi excelente, o que justifica o crescimento do número de participantes do projeto. Tenho certeza que depois da comercialização da soja desse grupo, novos produtores vão nos procurar e juntos vamos conseguir alcançar nossa meta de certificar mais 200 mil hectares até 2018”, disse.

Para Cid, o que está acontecendo em Sorriso-MT ocorre em todos os outros grupos certificados no Brasil. “Os produtores comentam com seus vizinhos os benefícios da certificação RTRS e assim, os grupos vem crescendo ano a ano no país. No ano de 2015 foram 85 propriedades certificadas e este ano os números devem finalizar com mais 170 propriedades”, conclui Cid.

Os produtores da região de Sorriso-MT assumiram o compromisso de produzir e preservar. E esse é o intuito da RTRS, fazer com que a cada ano mais fazendas sejam certificadas, além de engajar produtores a terem responsabilidade social e ambiental.

As fazendas certificadas no Mato Grosso são: Jaborandi, São Felipe, Dakar, São Marcos, Santana, Videirense, Cella, Berrante de Ouro, Santa Maria da Amazônia, Pluma, Pedra, Alegria, Nossa Senhora da Salete, Santo Antonio, Gamada, Soledade e Pinhal. O projeto Gente que Produz e Preserva está sendo desenvolvido em parceria com a WWF Brasil, Bel, Solidariedad e IDH. 

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável.