Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

 Estudantes participam de compeonato de karatê em Palmas

Estudantes participam de compeonato de karatê em Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Estudantes participam de compeonato de karatê em Palmas Estudantes participam de compeonato de karatê em Palmas

O Campeonato Open Nacional de Karatê realizado em Palmas nos dias 3 e 4 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, reuniu cerca de 200 atletas dos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Bahia. Entre os competidores, participaram 12 atletas do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Caic) de Palmas. Os tocantinenses contaram com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Edilson Ferreira Figueiredo, professor de artes marciais da escola Caic, diz que o esporte dentro da escola é bem visto. “O esporte agrega valores e ética. O karatê contribui para o equilíbrio dos alunos. E para participar do treinamento do esporte, é preciso que os alunos estejam bem nas outras disciplinas da escola”, disse.

O karatê é uma arte marcial tradicionalmente japonesa, desenvolvida especificamente na região de Okinawa, no norte do País. O esporte tem uma sistematização que teve forte influência do criador do Judô, Jigoro Kano. Dentre as características estão, principalmente, o uso do quimono branco, assim como as cores das faixas, que indicam o estágio em que se encontra o praticante.

O treinamento do praticante de karatê envolve uma mescla de princípios físicos e mentais como esforçar-se para a formação do caráter; ter fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; criar o intuito do esforço; manter o respeito acima de tudo; conter o espírito de agressão.

Confira os nomes dos medalhistas tocantinenses:

Allyson Carvalho - 2º kumite e 2º kata, faixa branca

Bruno Vinícios – 1º kumite e 2º kata, faixa branca

Estela de Sousa – 1º kumite 2º kata

Fabio Rodrigues – 2º Kata e 2º kumite, faixa amarela

Jean Coelho – 1º kumite e 3º kata, faixa branca

Pedro Henrique – 1º kumite e 2º kata, faixa branca

Karollyni Nunes 3º kumite, faixa vermelha

Klesionilson Rocha – 2º kata e 1º kumite

Klezionilson rocha -2º  kata 1 º kumite

Luiz Eduardo – 1º kumite e 2º kata, faixa branca

Sara Alves Ferreira – 2º lugar em Kumite, faixa amarela