Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho

Cerca de 400 profissionais da Educação participam até esta quinta-feira, 8, do 3º Fórum Municipal de Educação de Araguaína. O fórum é uma ação conjunta entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Educação e Fundação Restaurar, que tem como objetivo orientar e avaliar a qualidade e as ações dentro do Plano Municipal de Educação. O evento está sendo realizado no Salão de Eventos Projetium, no Setor Itaipu, e encerra-se hoje, por volta das 18 horas.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira, participou da solenidade de abertura, realizada na noite de quarta-feira, 7. Durante a cerimônia, Oliveira destacou a importância de se promover este fórum para o desenvolvimento educacional dos cidadãos e também a melhoria nos investimentos para a área. “O foco aqui é justamente o que está posto no Plano Municipal de Educação, os avanços que nós tivemos na realização das metas e das ações que estão postas nesse plano, e fazer um prognóstico, uma preparação para os próximos anos”, explicou.

Oliveira ainda destacou os avanços realizados nos últimos três anos na educação municipal. “O ano de 2016 fecha com a culminância de várias ações que nós começamos ainda em 2013; nós podemos destacar o dobro de matrículas que nós ampliamos na rede municipal, a valorização dos professores que a Prefeitura cumpriu rigorosamente tudo que estava previsto e também a ampliação da rede física e climatização das escolas”, completou.

A presidente do Conselho Municipal da Educação e coordenadora do fórum, Maria das Mercês Oliveira da Silva, também explicou que o evento é uma atividade permanente que acompanha, orienta e avalia a qualidade da educação no Município. “Esses eventos têm como objetivo trazer a discussão, trazer para o debate os trabalhadores da Educação. O Fórum também é um dos entes que tem a responsabilidade de acompanhar e avaliar a aplicação do Plano Municipal”.

Palestra

A palestra de abertura do fórum foi ministrada pelo professor Iranilson Mota, com o tema “Motivação & Sucesso. “Quando nós escolhemos o tema motivação exatamente para gente poder trabalhar o estímulo dos professores, nessa perspectiva que vivemos atualmente em relação a educação, a esse modelo que o Brasil está passando, o professor de fato é a referência para o Brasil inteiro, para o desenvolvimento das crianças, para o desenvolvimento dos jovens e também dos adultos”, explicou. 

Mota também ressaltou a palavra sucesso na área educacional. “E quando escolhemos a palavra sucesso para a nossa palestra, que é Motivação & Sucesso, nós queremos fazer do profissional da educação a figura central dessa mudança de cultura, dessa mudança do desenvolvimento econômico, como uma mola propulsora pra isso”, finalizou.

Programação

Nesta quinta-feira, o evento segue das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Durante o dia haverá três palestras, a primeira com o tema “Drogas Lícitas e Ilícitas e suas Repercussões Sociais”, com o Dr. Antônio Dantas de Oliveira Júnior, a segunda com o tema “Neuromarketing – desvendando o seu cérebro”, ministrada pelo professor Alan Barros Bitar e a terceira palestra com o tema “O papel do Fórum Municipal de Educação na Avaliação da Execução do PME”, ministrada pela Professora Dra. Rosilene Lagares.

O Fórum se encerra com um momento destinado à deliberação de questões administrativas e encaminhamentos para a próxima edição do Fórum Municipal de Educação.