Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla Hospital Regional ganhou nova ala Hospital Regional ganhou nova ala

Um ano em que foi possível promover o social, praticar a caridade junto a comunidades carentes da cidade, receber doações e entregar 30 novos leitos para melhor atender a população referenciada. Assim foi o ano de 2016 para o Hospital Regional de Paraíso Dr. Alfredo Oliveira Barros (HRP).

Segundo a diretora geral da unidade, Waldineide Pereira, “mesmo com todos os desafios, que não são poucos e nem fáceis, conseguimos passar 2016 mantendo um trabalho dinâmico e eficiente junto aos nossos pacientes, graças ao empenho de toda equipe e ao suporte que a Secretaria de Estado da Saúde sempre nos deu. Esperamos que em 2017 mais benefícios sejam trazidos, como a conclusão da reforma do hospital, que só teve uma parte entregue em 2016”, afirmou.

Os novos leitos do hospital foram entregues em março, quando a unidade passou de 71 para 101 leitos de internação e observação, o que possibilitou a garantia de mais conforto aos pacientes. Além dos leitos, foi entregue uma farmácia ampla e espaço para repouso dos profissionais.

Em 2016, a unidade também realizou várias comemorações como a do dia da enfermagem, fisioterapeuta, assistente social. Em comemoração a enfermagem, houve palestras de interesse da categoria. “Este ano ainda fizemos doação de alimentos para a Igreja Católica e realizamos uma galinhada e feijoada beneficentes”, destacou a diretora Waldineide.

A saúde do trabalhador também foi preocupação da gestão em todo ano de 2016, com vários cursos de aprimoramento e prevenção de acidentes, orientações, palestras e atividades que promoveram integração entre equipes e comunidade. 

 O HRP

O Hospital Regional de Paraíso é referência para a Região de Saúde Cantão, que conta com uma média de 122.419 habitantes. Fazem parte da região, os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.

A unidade oferece serviços de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, ortopédica e clínica pediátrica, além dos serviços de raio-x, ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e atendimentos  regulados em cardiologia, cirurgia plástica e hematologia.

Com 475 servidores, o hospital de média complexidade atende cerca de 200 pacientes por dia. Possui setores de pronto socorro, internação, centro cirúrgico, ambiência dos serviços de parto, refeitório, cozinha, lavanderia, almoxarifado, farmácia, entre outros.

O hospital dispõe ainda de brinquedoteca, um espaço de distração para crianças e seus acompanhantes, além do reforço escolar para os pacientes que permanecem internados por um período de tempo maior. A unidade também conta com serviço da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), de Ética Médica, de Revisão de Prontuários, de Óbitos, de Fármaco-Vigilância, Controle de Imunobiológicos para funcionários, Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Grupo de Trabalho Humanizado (GTH).