Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participa neste próximo sábado, 14, das 8h às 12h, do I Dia de Cultivo Orgânico sobre Abacaxi. O evento que contará com a presença de produtores e acadêmicos agropecuários acontece na Fazenda Funil, município de Miracema do Tocantins, região Central do Estado.  

No dia de campo serão ministradas palestras sobre o processo de plantio do abacaxi orgânico, iniciando pelo preparo da área, escolhas das mudas, manejo, adubação orgânica; controle de pragas e doenças; comercialização e as vantagens da produção orgânica no mercado consumidor. O evento é coordenado pela Secretaria de Agricultura Municipal de Miracema e Escola Estadual Batista de Tocantínia, com palestrantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo como o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Antônio Cássio Oliveira Filho, a produção orgânica vem crescendo cada vez mais, tornando um diferencial no mercado consumidor. “A produção orgânica, cultivo sem agrotóxico, é cada vez mais procurada pelos consumidores. E o abacaxi orgânico é mais uma alternativa de produção sustentável no Tocantins, agregando valor ao produto e, consequentemente, conquistar novos mercados”, argumentou.

O secretário municipal de agricultura de Miracema, Roberto Passos, que também é produtor, pretende investir nesta produção orgânica. “A produção orgânica tem suas vantagens, não agride o meio ambiente, pois é livre de agrotóxico, agrega mais valor e oferece um produto mais saudável para o consumidor”, destacou.