Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) divulgou na tarde desta sexta-feira, 20, o resultado da vacinação do segundo semestre de 2016 contra a brucelose. Segundo os dados foram vacinadas no Tocantins, 331.182 bezerras bovídeas (bovinas e bubalinas) entre 3 e 8 meses, atingindo o índice de 92,22%, considerado satisfatório pela Agência.

“Alcançamos em 2016 tanto no primeiro quanto no segundo semestre, resultados positivos na cobertura vacinal contra a brucelose no Tocantins, fruto do trabalho desenvolvido pela Agência junto aos produtores rurais”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo, acrescentando que por se tratar de uma zoonose, os números também significam o cuidado com a saúde humana.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, os produtores rurais que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 estão com suas fichas bloqueadas para o trânsito de animais, serão autuados com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

“Aquele produtor que perdeu o prazo deve obrigatoriamente vacinar as suas fêmeas bovídeas com a vacina RB 51, por isso, deverá ir ao escritório da Adapec do seu município e solicitar uma autorização para a compra da vacina RB 51, em seguida procurar um médico veterinário cadastrado junto a Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado” explicou Carolina, reforçando que após estes procedimentos, o produtor deve voltar a Agência para comprovar a vacinação, apresentando a nota fiscal e o atestado emitido pelo médico veterinário.

Para fazer a vacina contra brucelose (Cepa B19 e Cepa RB51), o aplicador deve ser um médico veterinário devidamente cadastrado na Adapec ou auxiliares de vacinação com curso reconhecido e cadastrados em equipes dos médicos veterinários.

Dados

Em 2016 foram vacinadas 833.818 bezerras bovinas e 1.068 bubalinas entre 3 e 8 meses. Já no primeiro semestre do ano passado o índice de cobertura vacinal foi de 95,12%.