Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação No Tocantins, serão beneficiadas 33 instituições de ensino que contarão com a ajuda de 330 rondonistas No Tocantins, serão beneficiadas 33 instituições de ensino que contarão com a ajuda de 330 rondonistas

As atividades do Projeto Rondon no Tocantins ocorrem entre os dias 20 de janeiro e 5 de fevereiro em 16 municípios do Estado e buscam promover a troca de conhecimento entre rondonistas e sociedade, além de promover ações que vão gerar desenvolvimento e informação. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã deste sábado, 21, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contou com a participação da vice-governadora do Estado, Claudia Lelis.

"O Projeto Rondon será um momento enriquecedor para o Estado, e as experiências vividas entre comunidades, voluntários, universitários, entidades sociais, e tantos outros parceiros, só poderão resultar em bons frutos", destacou a vice-governadora durante abertura oficial do programa no Tocantins.

Segundo o tenente-brigadeiro Ricardo Machado, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, o projeto leva cidadania ao povo brasileiro. "Agradeço o apoio do Governo do Estado, que nos ajudou a colocar esse projeto em pratica, e a todos os parceiros, sem parceria não poderíamos levar o Rondon para os municípios", afirmou o tenente-brigadeiro.

Claudia Lelis lembrou que o Tocantins é o único estado brasileiro que recebe o Projeto Rondon neste mês de janeiro. "Para nós, é um orgulho receber esse projeto que produz uma experiência única, tanto para os participantes como para a população que recebe os benefícios. Eu sempre digo que as grandes transformações sociais começam com a participação da juventude, e vendo, aqui neste auditório tantos jovens estudantes prontos para iniciar essa etapa do projeto Rondon, fico cheia de esperança na transformação econômica e social dos municípios atendidos".

Participaram do evento, além de autoridades do ministério da defesa, representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, secretários estaduais de governo e prefeitos dos municípios beneficiados.

Atividades do Projeto 

Estão previstas a capacitação de professores do ensino fundamental sobre técnicas de aprendizado, atividades com líderes comunitários e conselheiros públicos, ações voltadas à agricultura familiar e sustentabilidade. No Tocantins, serão beneficiadas 33 instituições de ensino que contarão com a ajuda de 330 rondonistas, vindos de diversas instituições educacionais do Brasil.

Cidades Tocantinenses beneficiadas

Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Barrolândia, Aliança do Tocantins, Cristalândia, Divinópolis, Fátima, Marianópolis, Monte do Carmo, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama, Pium, Presidente Kenedy, e Silvanópolis.