Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brejinho de Nazaré-TO fará o lançamento oficial do Parque Aquícola de Brejinho. O evento acontecerá no dia 27 de janeiro, às nove horas, na Escola Vanda Ferreira da Cunha, com a participação da comunidade e dos parceiros do projeto.

O município de Brejinho fica localizado a 110 quilômetros de Palmas e está dentro da área de influência do lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Por isso, há um potencial para a aquicultura, geração de emprego e renda para a comunidade a partir da produção e comercialização de pescados.

De olho nesse potencial de desenvolvimento, a Prefeitura de Brejinho dará continuidade ao projeto do Parque Aquícola, que ficou ocioso por mais de três anos. A produção no lago será realizada em tanques-redes.

O Parque será implantado em frente ao reassentamento Boa Sorte e vai beneficiar 21 pescadores e suas famílias, que já estão licenciados e licitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os beneficiários terão apoio técnico via Prefeitura, Embrapa e Ruraltins. O apoio financeiro será disponibilizado pelo Banco do Brasil e Banco da Amazônia.  

De acordo com a prefeita Miyuki Hyashida, o Parque já está licenciado e a cadeia produtiva fechada. O beneficiário licitado vai ter acesso às linhas de crédito para financiar a sua produção e os peixes terão comercialização garantida, acordo firmado com a empresa Bonutt Fish. Além da venda para os programas institucionais: Conab (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA), PNAE (Programa Nacional de Merenda Escolar) e outros.  

A prefeita Miyuki enfatiza que Brejinho de Nazaré precisa voltar a se desenvolver, com inclusão social e preservação do meio ambiente. “Certamente o Parque Aquícola vai contribuir para que isso aconteça. De agora em diante, o potencial para aquicultura será bem explorado e terá a participação direta dos beneficiários e da comunidade de Brejinho”, finalizou gestora municipal.  

Além do lançamento do Parque Aquícola, a Prefeitura de Brejinho também vai apresentar, dia 27 de janeiro, mais dois projetos na área rural: Sisteminha Embrapa e Bacia Leiteira. Ambos voltados para a produção de alimentos, geração de emprego e renda.

Parceiros do Projeto 

Secretaria da Agricultura do TO, Ruraltins, Superintendência da Agricultura e Pesca, Conab, Embrapa, Basa, BB, Sebrae, Sesc Mesa Brasil, Bonutt Fish, Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas, Defensoria Pública do Estado do TO. 

Programação de Lançamento 

9 horas – Abertura  

9h30 – Apresentação do projeto Parque Aquícola – Prefeitura de Palmas, Seagro, Ruraltins

10 horas – Apresentação do projeto Sisteminha Embrapa – Embrapa Pesca e Aquicultura e Ruraltins

11 horas – Apresentação do projeto Bacia Leiteira – Ruraltins e Prefeitura de Brejinho de Nazaré

14 horas – Visita ao Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré