Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Muitos animais são recolhidos em situação de perigo

Muitos animais são recolhidos em situação de perigo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Muitos animais são recolhidos em situação de perigo Muitos animais são recolhidos em situação de perigo

Muitos animais silvestres que compõem a fauna tocantinense e estão em situação de perigo, são resgatados diariamente pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ou por outros órgãos ambientais parceiros. O resgate ou a entrega voluntária ocorrem devido às queimadas, à caça, a criação ilegal, atropelamentos e ainda em virtude do tráfico.

Em razão dessas ocorrências e por causa da procriação das espécies que acontecem em diferentes períodos do ano, o Naturatins, por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), promove uma campanha para arrecadar lençóis e toalhas novos e usados, bichos de pelúcia, mamadeiras, além de jornais.

A supervisora da Fauna e veterinária do Naturatins, Grasiela Pacheco, considera que as doações de bichos de pelúcia, serão muito importantes para oferecer mais segurança principalmente aos filhotes órfãos. A gestora acredita que nunca será possível reproduzir os cuidados da mãe com o filhote, mesmo com todo amor e dedicação das equipes da Fauna e do Cetas, que oferecem suporte e dão a manutenção devida, as inúmeras espécies.

“Os que demandam maior atenção são os filhotes, por serem pequenos e frágeis. Isso porque ainda são totalmente dependentes para se alimentarem. Além do que, precisamos mantê-los limpos e aquecidos”. Ela afirmou que diariamente os profissionais do Centro intensificam os cuidados e a reabilitação dos animais, que dentre as inúmeras espécies estão filhotes de tamanduás, macacos, bichos preguiça, quatis, onças, répteis e aves como gaviões, araras  papagaios e periquitos.

Na visão da sargento do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), e coordenadora do Cetas, Caroline Duks, todos os animais que chegam ao Centro, passam inicialmente por uma triagem. “Os filhotes e os animais doentes têm uma necessidade maior, pois precisam ser mantidos secos e aquecidos, principalmente nessa época de chuvas”, lembrou.                       

A coordenadora frisou que todos podem contribuir para ajudar as espécies. “Afinal, o meio ambiente equilibrado é dever de todos nós e precisamos de ajuda, para que possamos oferecer melhor tratamento para esses animais, enquanto não são devolvidos à natureza”, justificou.  

A veterinária Grasiela Pacheco reforçou que todos podem ajudar na campanha promovida pelo Naturatins. “Junte-se a nós! Vamos juntos proteger nossa fauna, para que nossos filhos e netos possam viver em um mundo equilibrado e saudável”, conclamou.

Cetas

O Cetas funciona através de parceira com a Polícia Militar do Tocantins. A Unidade conta com atendimento médico-hospitalar, recintos adequados e equipe técnica treinada para manipular e cuidar dos animais durante o período necessário para a recuperação, tratamento, reabilitação e posterior reintrodução ao meio ambiente. No total são 12 recintos adequados ao alojamento de animais de vários portes e espécies. O Centro funciona na Rua C, 2.140, Setor Jardim Santa Mônica - Araguaína, junto à sede da 2° Companhia de Polícia Militar Ambiental.

Coleta

No município de Araguaína a entrega dos donativos pode ser feita no Cetas Em caso de dificuldade para entrega, o doador poderá telefonar para número (63) 3414-4874, que será providenciada a busca dos produtos. Outro ponto de recolhimento será na Agência Regional do Naturatins, localizada à Rua Florêncio Machado nº 672, setor Central, mais informações pelo telefone (63) 3414.4979.

Em Palmas a entrega dos materiais pode ser realizada na supervisão de Fauna do Naturatins. Em caso de recolhimento em domicílio os doadores podem ligar nos telefones (63)  3218.2677 ou  3218.2633.