Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Inicialmente foram implantados 11 tanques-redes, com capacidade de produzir 48 mil toneladas ano

Inicialmente foram implantados 11 tanques-redes, com capacidade de produzir 48 mil toneladas ano Foto: Elmiro de Deus

Foto: Elmiro de Deus Inicialmente foram implantados 11 tanques-redes, com capacidade de produzir 48 mil toneladas ano Inicialmente foram implantados 11 tanques-redes, com capacidade de produzir 48 mil toneladas ano

O Parque Aquícola Brejinho II, implantado no município de Brejinho de Nazaré na última sexta-feira, 27, pode gerar aos piscicultores cerca de R$ 5 milhões por ano. Inicialmente, foram implantados 11 tanques-redes, com capacidade de produzir 48 mil toneladas ano. A capacidade do parque em pleno funcionamento, será de 22 tanques-redes quando a criação de peixe pode alcançar 1.000 toneladas por ano, beneficiando 22 pescadores e suas famílias.

De acordo com o diretor de Piscicultura da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alexandre Godinho, a criação de peixe em tanques-redes diversifica a produção para os pescadores, tornando mais uma alternativa de geração de renda. “A piscicultura é uma atividade geradora de renda, capaz de desenvolver diversas cadeias produtivas como: a venda de alevinos, gelo, ração, processamento e frigorífico”, ressaltou.

Alexandre Godinho lembra ainda que a atividade de criação de peixe propicia também a pesca esportiva. “Esse sistema produtivo em tanques-redes (reservatório) proporciona nova atividade para os pescadores extrativistas, e consequentemente, abre espaço para a cadeia produtiva da pesca esportiva, reduzindo a pressão de pesca na região e impulsionando o turismo da pesca”, disse.

Produtores

Para a criadora de peixe Maria do Carmo da Silva, a expectativa para iniciar a criação de peixe era esperada com entusiasmo. “Há três anos que estamos esperando por este momento, agora acreditamos que iremos realizar nosso sonho que é criar peixe e vender para melhorar nossas condições de vida”, destacou.

O produtor Antônio Neres do Nascimento também aposta na criação de peixe em tanques-redes. “É uma grande oportunidade para nós produtores aqui de Brejinho, sabemos que esse sistema é capaz de gerar mais renda, consequentemente movimentar o comércio na região”, ressaltou.  

Parque

O Parque Brejinho II está localizado em frente ao reassentamento Boa Sorte, possui 22 áreas de 0,3 hectares, com uma capacidade de produção de até 48 toneladas ao ano por área. Os principais peixes indicados para criação em tanques-rede são a Matrinxã (Brycon sp.), Pirapitinga (caranha) (Piaractus brachypomus), Tambaqui (Colossoma macropomum) e Pirarucu (Arapaima gigas).