Educação

Foto: Divulgação  As avaliações acontecem até sexta-feira,3 As avaliações acontecem até sexta-feira,3

Mais de 250 alunos da Escola Estadual Arcelino Francisco do Nascimento, em Bandeirantes do Tocantins, iniciaram nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a avaliação diagnóstica. Os estudantes do ensino fundamental e ensino médio realizarão as provas de língua portuguesa, matemática e redação, com 20 questões em cada disciplina, com conteúdo conforme suas respectivas séries.

Para o diretor da unidade educacional, Eduardo Tavares Júnior, essa nova proposta direcionada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), referente à elaboração e aplicação da Avaliação Diagnóstica, veio fomentar e fortalecer o trabalho pedagógico. “A ação identifica as dificuldades de aprendizagem dos alunos e os conteúdos não assimilados por eles. Com isso, a partir dos resultados é possível elaborar um planejamento dos resultados, adequar-se baseado nas necessidades e assim obter resultados no processo de ensino aprendizagem”.

Conforme a professora de língua portuguesa, Rita de Cassia da Rocha, “no início de cada ano letivo é importante e positivo pesquisar as habilidades e as competências do aluno, principalmente quando ocorre a troca de professores. Para que o planejamento do professor venha ao encontro das dificuldades detectadas”, frisou.

Jorge Fernando Brito da Cunha, de 17 anos, ressaltou que a avaliação mostra o rendimento do aluno nas disciplinas e, diante disso, o professor poderá aprofundar nestes conteúdos. “A prova é importante para todos, no entanto, acredito que para nós que iniciamos a 3ª série do ensino médio ela é crucial para nos preparamos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e obter bons resultados”, explicou o aluno.