Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ponte antiga e local onde será construída a nova ponte (clique na imagem p/ ampliar)

Ponte antiga e local onde será construída a nova ponte (clique na imagem p/ ampliar) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ponte antiga e local onde será construída a nova ponte (clique na imagem p/ ampliar) Ponte antiga e local onde será construída a nova ponte (clique na imagem p/ ampliar)

O Governo Federal aprovou a contratação da operação de crédito externo junto ao Banco UniCredit S.p.A. Italy para o Governo do Tocantins no valor de € 35.153.899,83, com contrapartida de € 6.203.629,38. A verba será para a construção de nova ponte sobre o rio Tocantins na TO-255 em Porto Nacional. Agora, o Governo Federal (Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos) inicia a fase de negociação dos juros e outras particularidades do contrato do empréstimo.

Enquanto isso, o Governo do Estado não abandonou a ponte velha à própria sorte como muitos pensam. A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) continua monitorando o tráfego e fazendo o controle de peso na ponte para minimizar o impacto sobre a estrutura.

A empresa LSE – Laboratório de Sistemas de Estruturas Ltda emitirá laudo sobre a situação da estrutura nos próximos 30 dias. Dentre os serviços contratados já foi feito a primeira vistoria na parte emersa da ponte. E, na próxima quinta-feira, 09, a empresa realizará a segunda vistoria, desta vez, na parte submersa para verificação da estrutura das pilastras.

A antiga ponte tem apenas 900 metros e está impossibilitada de receber o trafego de caminhões de cargas. Desde então, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. A ponte liga o tráfego da TO-050 ao trevo da TO-255 com a TO-070 até a BR-153. Ela foi construída entre os anos de 1976 e 1979. Já a nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 de vão e 400 de aterro.