Esporte

Foto: Marcus Mesquita

O paratleta do Projeto Reviver, Ilquias Lopes foi recebido por parentes, amigos e integrantes do projeto com muita festa no Aeroporto de Palmas no final da tarde deste domingo, 26. O competidor acabou de retornar da cidade de São Paulo, onde, pela Seleção Brasileira, disputou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, competição na qual conquistou a medalha de bronze na disputa dos 100 metros rasos na classe T46 com a marca de 11 segundos e 65 centésimos, alcançando o índice para disputar o mundial de jovens a ser disputado na Suíça no mês de agosto.

Emocionado com a recepção neste regresso vitorioso, Ilquias mesurou a experiência vivida, vislumbrando novas grandes vivências futuras no universo competitivo paradesportivo. "Esta foi a maior experiência que vivi até agora na minha vida. Eu pude conhecer muitas pessoas diferentes de vários países, mas que têm o mesmo sonho que o meu, que é ser atleta profissional. Foi como uma nova porta que se abriu no mundo para mim; e como eu alcancei o índice para participar dos 100 metros no Mundial de Jovens, agora eu tenho apenas que seguir treinando para melhorar a minha marca e aguardar as próximas convocações para saber se realizo mais este sonho, que é representar o Brasil no exterior", destacou o velocista de 19 anos.

Regional

O próximo compromisso competitivo de Ilquias acontece nos dias 7 e 8 de abril, em Brasília/DF, no Circuito Loterias Caixa de Paratletismo, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no qual o paratleta tocantinense e outros competidores do Reviver vão buscar alcançar marcas que os credenciem para a etapa nacional da competição.