Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Normas para destinação final de resíduos sólidos serão discutidas em audiências públicas

Normas para destinação final de resíduos sólidos serão discutidas em audiências públicas Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Normas para destinação final de resíduos sólidos serão discutidas em audiências públicas Normas para destinação final de resíduos sólidos serão discutidas em audiências públicas

A versão preliminar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) será apresentada em três audiências públicas regionais realizadas pelo Governo do Tocantins, via Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A proposta é debater com a sociedade os objetivos que nortearão o documento em suas diretrizes, estratégias, metas e ações no que tange à Gestão de Resíduos Sólidos do Tocantins. A primeira consulta ocorre no dia 18 de abril, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Araguaína/TO, a partir das 8h.

Nos encontros a empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria Ltda, contratada por meio de licitação para a produção do PERS-TO, é a responsável pela apresentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pelo Panorama Estadual da Gestão de Resíduos Sólidos e por último pelos esclarecimentos sobre o Plano destinado ao Tocantins. Após as explanações, o público presente participará das discussões setorias divididas em cinco tipologias: resíduos sólidos urbanos e comerciais; resíduos sólidos agrossilvopastoris e dos resíduos de logística reversa; resíduos sólidos de saúde e de saneamento; resíduos sólidos industriais e de mineração; e resíduos sólidos da construção civil e de transportes.

O diretor de Políticas Ambientais da Semarh, Adão Maia, reforçou que ação tem como objetivo validar a versão preliminar do Plano Estadual com a sociedade e representantes do poder público. “Será aberto espaço para manifestação dos participantes cujas dúvidas serão elucidadas no encontro”, explicou o diretor.

Após a realização das três audiências públicas regionais, Adão Maia informou que está prevista a realização de um Seminário Estadual para o lançamento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins, em Palmas. “O objetivo é dar ciência à sociedade dos trabalhos efetivados e apresentar a versão final do documento, de modo a envolver e preparar todos os atores para sua implementação”, finalizou.

Plano

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) é uma iniciativa da Semarh, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em cumprimento à Lei Federal n° 12.305/201, e integra o processo de mudança gradual de atitudes e hábitos na sociedade brasileira, cujo foco vai desde a geração até a disposição final dos resíduos. O PERS aponta caminhos diferentes, define diretrizes, metas e orienta investimentos.

Audiências

A primeira será realizada em Araguaína, no dia 18 de abril. As próximas acontecem em Gurupi, no dia 20, e em Palmas no dia 25.