Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, de Paraíso, está com inscrições abertas para a inserção de novos componentes. Estão sendo ofertadas 20 vagas, para violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, clarineta, fagote e percussão. As inscrições poderão ser feitas no período de 10 a 18 de abril, na Diretoria Regional de Educação de Paraíso das 13 às 18h, e na Escola de Artes, até às 20h.

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas com idade mínima de 11 anos. No ato da matrícula está sendo exigido a Carteira de Identidade, o CPF, comprovante de residência, declaração de estudante e uma foto 3x4.

A professora Maria das Dores Silva Brandalise (Dorinha), maestrina da orquestra, explicou que nesta segunda-feira, no período da tarde, alunos da Granada irão visitar escolas e tocar instrumentos como forma de divulgar o projeto para outros jovens.

A seleção dos inscritos será realizada no dia 19, às 18h30, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Trajano Coelho Neto. O resultado da seleção será divulgado no dia 20, e nessa data, os alunos poderão fazer suas matrículas, na Escola de Artes, localizada no Palácio da Cultura Cora Coralina, na Rua 7 de Setembro, 754.

A Orquestra funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e Prefeitura de Paraíso.

Projeto

A professora Dorinha Brandalise explicou que atualmente fazem parte da orquestra 30 alunos, que estão preparando apresentações para o Dia das Mães, comemorado no 2º domingo de maio, e aprimorando músicas do repertório do ano passado.

O processo seletivo trará 20 novos componentes para a orquestra, na primeira semana de estudos, eles terão uma formação, sobre teoria musical e leitura de partituras. “No decorrer de nossas aulas, teremos momentos para estudar sobre a história da música e nossos compositores”, frisou Dorinha.

A Orquestra Sinfônica Granada foi criada em novembro de 2013, participou de apresentações em Palmas, em diversos eventos realizados na cidade de Paraíso e em Divinópolis