Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Faltam menos de 40 dias para o fim do prazo de cadastramento biométrico dos eleitores no Tocantins e mais de 150 mil ainda não compareceram aos cartórios para a coleta das digitais. A Justiça Eleitoral do Tocantins orienta que os eleitores não deixem para a última hora, evitando filas durante o atendimento.

A 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, no último dia 11 de abril, véspera do feriado da Semana Santa, atendeu 472 eleitores, no entanto para conseguir atingir a meta, precisa realizar uma média de 600 atendimentos por dia. Em Augustinópolis a situação também é preocupante, no mesmo dia o Cartório cadastrou 277 eleitores, enquanto a média diária deveria ser de 480 eleitores atendidos.

“O atendimento é rápido e leva em torno de 8 minutos, muitos cartórios estão vazios, mas ainda faltam muitos eleitores. A Justiça Eleitoral alerta que o prazo é improrrogável e orienta os eleitores a comparecerem o quanto antes, para evitar tumulto nos últimos dias”, ressalta a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente.

O comparecimento é obrigatório, quem não atender a convocação terá o título de eleitor cancelado, ficando impedidos de fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em concursos, podendo sofrer ainda o bloqueio de programas sociais como Bolsa Família e o crédito rural.

Ranking municípios

Por meio de uma ferramenta de monitoramento utilizada pelo TRE-TO é possível acompanhar em tempo real os atendimentos nos Cartórios Eleitorais. Até agora 11 municípios do Estado cadastraram menos de 40% dos eleitores.

Em Aragominas apenas 37,95% dos eleitores compareceram ao Cartório e em Carmolândia, que ocupa o último lugar no ranking da Biometria, apenas 14,49% dos eleitores foram cadastrados.

Zonas Eleitorais em Biometria

A fase final do Cadastramento Biométrico no Tocantins teve início no dia 1º de fevereiro, em 17 zonas eleitorais, abrangendo 65 municípios que ainda não realizam eleições utilizando a identificação biométrica. A Biometria segue até o dia 26 de maio, e após a conclusão o Tocantins passará a ser 100% biométrico. Nas eleições de 2018 todos os tocantinenses serão identificados pelas digitais, evitando assim que nenhum eleitor se passe por outro na hora do voto.

Estão passando por Revisão Eleitoral Obrigatória e Cadastramento Biométrico os eleitores das Zonas Eleitorais deFiladélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE),  Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE),  Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE),  Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE),  Araguaína (34ª ZE).