Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Há 75 anos, o norte de Goiás viu nascer o Lar Batista FF Soren, como iniciativa do casal de missionários batistas Francisco e Beatriz Colares. Os dois, atraídos pelas necessidades que perceberam às margens do Rio Manoel Alves Pequeno, decidiram morar no lugarejo, construindo uma igreja e uma escola, que contribuíram para a formação da cidade de Itacajá/TO.

Em 1942, Francisco se depara com três crianças sozinhas em um rancho de palha. O pai havia saído para procurar trabalho e a mãe morrera logo depois. Ao chegar em casa e relatar o ocorrido à esposa ouviu dela uma decisão: "abriremos um orfanato para abrigar os órfãos que Deus nos mandar". Assim, nasceu o Orfanato-Escola Francisco Fulgêncio Soren, nome dado em homenagem a um pastor importante na história dos batistas brasileiros.

Mudança para Luzimangues

Em 2010 a instituição mudou-se para o Distrito de Luzimangues, quando foi inaugurado um complexo de 12 prédios que compõem o Lar Batista FF Soren, contendo quatro casas-lares, áreas administrativas, salas de atendimento de saúde, refeitório/auditório, quadra esportiva, etc.  Mantido pela Junta de Missões Nacionais, a entidade ultrapassou as décadas graças a gestão de onze diretores, entre casais de pastores e missionárias que dedicaram suas vidas para oferecer cuidado a pessoas necessitadas.

O Lar Batista não tem registro do total de crianças e adolescentes acolhidas em 75 anos, já que os documentos dos anos iniciais não foram preservados, mas, de acordo com o atual diretor, pastor Robson Rocha, “centenas de crianças e adolescentes tiveram suas vidas transformadas, graças a dedicação e amor que receberam no Lar”.

As histórias de vida das crianças atendidas pela instituição são marcadas por pobreza, abandono, maus tratos, abuso sexual, alcoolismo, uso de drogas, orfandade, vítimas da situação de famílias desestruturadas do Estado do Tocantins e outros estados.

A esposa do diretor, Judite Rocha, que é assistente social, explica a motivação para realizar o trabalho: “Entendemos que Jesus amou os pequeninos e nos deixou exemplo de genuíno e puro amor, e é esse amor que direciona todas as ações e projetos buscando criar condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes assistidos possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas, cidadãos íntegros, autoconfiantes, autônomos, integrados, fortes espiritualmente, competentes, preparados para a vida e tendo garantidos plenos os direitos de cidadania”, ressalta.

Comemoração

Para marcar o aniversário, será realizado nesta segunda-feira, 1º de maio, um culto especial de gratidão a Deus pelas sete décadas e meia de história. O evento acontece a partir das 19h30, na Igreja Batista da Orla. E no dia 20 de maio acontecerá a quinta edição da Festa do Lar, nas próprias instalações da entidade, em Luzimangues. A Festa é composta principalmente por um festival gastronômico aberto à comunidade em geral, realizado com a colaboração da Convenção Batista do Tocantins e igrejas Batistas e de outras denominações do Tocantins, além de empresários, parceiros e da sociedade no geral que participa prestigiando a festa. O objetivo é levantar fundos para serem aplicados na melhoria da infraestrutura do Lar. A última edição reuniu cerca de 4,5 mil visitantes.

O trabalho do dia a dia é realizado pelos pastores que dirigem a instituição juntamente com missionárias que atuam como mães sociais. Trata-se de oferecer um lar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e pelo Ministério Público. “Me sinto privilegiado, pois aqui vemos milagres acontecerem, vidas serem transformadas, uma maneira sem igual de servir a Deus e ao próximo”, ressalta o diretor, pastor Robson Rocha.