Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvia Ribeiro José Roberto Forzani foi eleito presidente do PT no Tocantins José Roberto Forzani foi eleito presidente do PT no Tocantins
  • Júlio Cesar durante congresso do PT

O deputado estadual José Roberto Forzani foi eleito neste último domingo, 7, para presidir o PT Tocantins pelos próximos 2 anos. Com uma disputa acirrada, ele recebeu 58,07% dos votos válidos, enquanto o opositor, Domingos Santos, teve 41,93% .

De acordo com informações da assessoria de imprensa do PT Tocantins, do credenciamento para votação, seis delegados deixaram de votar. Ao todo, foram 282 votos, contando com nulos e brancos. O resultado foi obtido no segundo dia do 6º Congresso Estadual do PT Tocantins realizado no auditório da ATM, no sábado, 6, e domingo, 7. A pauta do segundo dia foi direcionada às inscrições e apresentações de chapas, votação das chapas de delegados que irão ao Congresso Nacional, escolha da direção estadual e do novo presidente do Partido, no Tocantins.

Deixando a presidência estadual do partido, Júlio César Ramos Brasil se despediu e fez um retrospecto da história do partido durante o tempo em que esteve à frente da sigla, com destaque para o impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (PT), o qual Brasil aponta como golpe. 

‟Foram três anos e meio de mandato. Em 2014 tivemos a eleição da presidenta Dilma, que foi uma eleição difícil. Em 2015 nós tivemos que começar a combater o golpe logo no início do ano, então a gente mal terminou a eleição e já entrou no enfrentamento do golpe. Ainda em 2015, tivemos que realizar o Processo Extraordinário de Eleições, quando mais de 60 municípios foram reorganizados enquanto partido e na sequência, em 2016, aconteceu o golpe, em seguida, as eleições municipais. Ou seja, nós tivemos, em um curtíssimo espaço de tempo, uma eleição para presidente intercalada de um processo interno de eleição, uma eleição para prefeito e o golpe, tudo  misturado. Automaticamente, os resultados da eleição 2016 foram de poucas vitórias, porém, a luta foi grande, o crescimento do grupo também foi importante”, disse.

Posse

A posse do novo presidente ainda não tem dia a hora para ocorrer. Em seu pronunciamento, Zé Roberto destacou a importância de um partido forte, renovado e independente. Ainda de acordo com a assessoria do PT, a composição final do Diretório Estadual terá a participação de cerca de 42% de pessoas do grupo de Domingos Santos, da tendência CNB; e aproximadamente 58% das vagas serão ocupadas por outras cinco tendências que fazem parte da aliança que elegeu o deputado Zé Roberto.