Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) será a única instituição do Estado a aplicar a prova do Celu, exame de proficiência em língua espanhola aceito por diversos programas de mestrado e doutorado do Brasil e do exterior.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de maio e a prova ocorrerá no dia 2 de junho, ministrada por representantes do Ministério das Relações Exteriores da Argentina. 

Atualmente, o Brasil possui apenas 15 centro aplicadores do exame, sendo que na Região Norte além do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO, somente o Campus Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é credenciado como órgão aplicador.

O Celu (Certificado de Español: Lengua y Uso) é um exame de Espanhol que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos em língua espanhola. É um certificado internacional que existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina, em uma resolução conjunta com o Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, é reconhecido, conjuntamente com o Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira (CELPE-Bras), pelos ministérios da Educação do Brasil e da Argentina.

O valor da inscrição é R$ 160,00 e só podem ser feitas pela internet, por meio do site www.celu.edu.ar. O processo de inscrição é finalizado com o pagamento da taxa e a confirmação do posto aplicador, enviada por e-mail, sem a qual o candidato não ficará inscrito.

No Tocantins, a Coordenadora Geral do programa de certificação é a professora do Campus Paraíso do IFTO, Paula Jucá de Sousa. Os interessados em saber mais informações sobre a aplicação da prova no Estado podem entrar em contato pelo e-mail proficienciacelu.to@gmail.com.

Tags: Celu, IFTO