Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O arranjo produtivo da piscicultura no Estado do Tocantins será o foco de um workshop promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Seden), como parte da programação da 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017).

Proposto pelo Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, o workshop é voltado para produtores, empresários e investidores e tem como objetivo organizar e estruturar a produção e o mercado de pescado no Estado, reduzir a informalidade e os custos de produção e logística, bem como aumentar a eficiência da produção, atrair investimentos para o setor da piscicultura e tornar a legislação tocantinense tão boa ou melhor que a dos Estados mais aperfeiçoados em termos de políticas públicas voltadas para setor pescados.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos, Marcondes Martins, a proposta é que o evento aconteça em três momentos distintos, em formato de oficinas, abordando temas que atendam aos objetivos previstos. “O Tocantins possui um setor de piscicultura forte e razoavelmente organizado, necessitando de algumas ações para melhorar a eficiência da produção, investimento nos elos faltantes ou incipientes da cadeia”, explicou Marcondes.

O workshop será realizado de 09 a 11 de maio, das 9 às 12 horas,  no auditório Pirarucu, localizado no Espaço Inovar, na Agrotins. O auditório tem capacidade para  70 pessoas.

Confira a programação do workshop:

Data: 09/05

9h - Legislação tributaria e de Ocupação dos Lagos - Sefaz / Naturatins / Coema 

10h - Fiscalização da comercialização clandestina e fiscal - Adapec e Sefaz

11h - Campanha de divulgação das espécies produzidas no Tocantins, em outros mercados – Frigorificos 

Data: 10/05

9h - Palestra sobre Eficiência na Produção de Peixe - Ruraltins 

10h - Como Inserir pequenos produtores no mercado formal do pescado, Curso Engª de Alimentos / UFT

11h - Debate e definição dos argumentos -  Seden 

Data: 11/05

9h – Apresentação das oportunidade de negócio para a piscicultura

10h - Incentivos Fiscais voltados para piscicultura

11h- Investimentos para o setor da piscicultura

A Feira

A Agrotins chegou a sua 17ª edição, se consolidando como tradição na região Norte do Brasil. O evento está entre os dez maiores do ramo do agronegócio no País e acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, saída para Porto Nacional, de 09 a 13 de maio.