Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Um grupo de sindicalistas representantes dos servidores públicos do Estado do Tocantins esteve nesta última terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa onde acompanhou a execução dos trabalhos dos deputados estaduais com o objetivo de cobrar dos parlamentares a votação e aprovação do Projeto de Lei nº 5/2017, que trata do reajuste dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte que são mantidos pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV.) O movimento foi encabeçado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO,) Cleiton Pinheiro. 

A minuta do projeto de lei foi encaminhada via ofício pelo presidente do Igeprev, Jacques Silva, ao governador Marcelo Miranda no dia 30 de janeiro de 2017 (Ofício nº 273/ 2017.) Já o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo foi publicado no Diário da Assembleia no dia 3 de março. A matéria, entretanto, ainda não foi analisada pelas comissões e, consequentemente, não foi votada em plenário.

Abordado pelos sindicalistas o presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, deputado estadual Eli Borges, se comprometeu a analisar a matéria para colocá-la em discussão dentro da comissão nesta quarta-feira e enviá-la ao plenário.

A líder do governo na casa, deputada estadual Valderez Castelo Branco, também se comprometeu em articular com os demais deputados para aprovar o PL nº 5.

“Esta demora exagerada na aprovação do reajuste nos benefícios está prejudicando os servidores públicos e seus familiares que dependem destas pensões e aposentadorias para sobreviver. Por isso estamos pressionando os deputados para que a matéria seja votada o mais rápido possível”, declarou Cleiton Pinheiro. “Vamos acompanhar o andamento desta matéria e retornar à Assembleia para cobrar a aprovação dos deputados se for necessário”, finalizou.