Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Walace Pimentel foi nomeado para ocupar cargo de secretário executivo no município de Palmas

Walace Pimentel foi nomeado para ocupar cargo de secretário executivo no município de Palmas Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Walace Pimentel foi nomeado para ocupar cargo de secretário executivo no município de Palmas Walace Pimentel foi nomeado para ocupar cargo de secretário executivo no município de Palmas

O Diário Oficial do Município de Palmas/TO da última segunda-feira, 8, trouxe a publicação de um ato do prefeito Carlos Amastha (PSB) nomeando um titular para o cargo de  Secretário Executivo de Controle de Concessões e Serviços Públicos, lotado na Agência de Regulamentação e Fiscalização de Serviços de Palmas. Para o cargo, Amastha escolheu  Walace Pimentel. 

Numa pesquisa simples para construir o perfil do novo secretário, algumas notícias chamaram a atenção. Pimentel é advogado e no ano passado foi condenado pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Gurupi a 5 anos de prisão e reparação de danos causados aos cofres públicos. O processo em questão é relacionado a  uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), ainda em 2011, contra dois ex­-presidentes da Fundação Unirg, Ezemi Nunes Moreira e Celma Mendonça Milhomem, e os advogados Ercílio Bezerra de Castro Filho e Walace Pimentel. 

Eles foram acusados pelo MPE de participação em esquema de desvio de verbas públicas da Fundação Unirg, que é mantenedora do Centro Universitário de Gurupi. Conforme o MPE, o esquema envolveu a dispensa ilegal de licitação para a contratação de serviços advocatícios por parte dos gestores da Unirg e crime de peculato (apropriação de dinheiro público), com o agravante de os crimes terem sido praticados em concurso de pessoas.

No julgamento do processo em primeira instância, Ezemi Nunes Moreira foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão e 4 anos de detenção, mais multa; Ercílio Bezerra de Castro Filho teve pena estabelecida em 10 anos de reclusão e 3 anos e 6 meses de detenção, mais multa; Celma Mendonça Milhomem foi condenada a 6 anos e 8 meses de reclusão e Walace Pimentel, a 5 anos de reclusão.  Eles ainda foram condenados a reparar os danos causados aos cofres públicos, nos seguintes valores: R$ 75 mil, a serem partilhados por Ercílio e Ezemi; e R$ 194.470,45, a serem divididos entre Celma, Ercílio e Walace. 

Diante da decisão, os réus, incluindo Pimentel, ingressaram com recurso junto ao Tribunal de Justiça, aonde o processo está em tramitação. 

A nomeação de Pimentel consta no Diário Oficial nº 1.747, de 8 de maio de 2017. O ato é de número 484.

O site Conexão Tocantins tentou falar, por telefone, com o prefeito Carlos Amastha, mas não teve sucesso. O espaço continua aberto para manifestação do prefeito sobre o assunto.