Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), promove na próxima terça-feira, 22/05, workshop para apresentação do programa Brasil Mais Produtivo a empresas em Palmas e Araguaína. As ações do programa visam auxiliar empresas de pequeno e médio porte a aumentar sua produtividade em até 20% com a redução dos desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Nesta etapa, serão atendidas empresas do ramo alimentício que tenham entre 5 e 200 funcionários. O workshop acontece no Centro de Educação de Tecnologia do Senai dos respectivos municípios, ambos das 19:00 as 21:00 horas.

No workshop, os empresários convidados poderão tirar dúvidas e explanar em detalhes sobre todos os objetivos e metas almejadas pelo programa. Os empresários que tiverem interesse em participar devem comparecer ao Centro de Tecnologia e Educação (CETEC) do Senai em Palmas e no CETEC em Araguaína. O Brasil Mais Produtivo já está em vigor para empresas do ramo de vestuário no Tocantins e se expande para o ramo alimentício. Entre os benefícios do programa para as empresas estão em destaque os ganhos em produtividade, redução nos custos de produção e melhorias no ambiente de trabalho por meio da consultoria de profissionais capacitados do Senai.

Além de melhorias internas, o programa também contribui para o setor regionalmente com impacto positivo na competitividade de empresas inseridas no Arranjo de Produtividade Local (APL) e no fortalecimento da economia local e regional.

O programa é do Governo Federal, desenvolvido por meio do MDIC, e conta com parceiros-executores como o Senai, Sebrae, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).