Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A busca por novas tecnologias para impulsionar o desenvolvimento das atividades no campo tem incentivado empresas de diversos segmentos a investir em inovação para atender a demanda de produtos para atender o agronegócio, setor responsável por 23% do PIB nacional. Durante a Bahia Farm Show 2017, aberta ao público desde a última terça-feira (31), estarão expostas as tecnologias que levam mais eficiência e segurança na gestão das propriedades rurais dos pequenos, médios e grandes agricultores.

A empresa ATFC trouxe para a feira equipamentos de balizamento e iluminação de pistas de pouso em propriedades rurais. O sistema possui placas que captam energia fotovoltaica, sendo compostas por baterias para armazenamento e sistema de comunicação sem fio. “Não precisa ter alguém em solo para ligar o sistema. A pessoa pode acionar a iluminação da pista, de dentro do avião. O produtor pode, também, controlar o sistema e a intensidade da iluminação em um raio de 1500 metros. Serve para casa, comércio e fazenda”, destaca um dos sócios, Alexandre Tavares.

A agricultura de precisão também está presente na Feira. A companhia norte-americana Ag Leader oferece aos produtores um sistema de GPS para máquinas agrícolas, que pode ser utilizado na preparação do terreno, no plantio e na colheita. À medida que a máquina faz o trabalho, o sistema apresenta os números em um monitor de LED. Os dados podem ser enviados por uma conexão wi-fi para celulares e para a central na sede da propriedade.

Soluções para reduzir custos e evitar prejuízos na produção podem ser encontradas em softwares de monitoramento, gestão e controle. A Agrosmart trouxe para a Bahia Farm um sistema para ser empregado no acompanhamento do manejo da irrigação, monitoramento da umidade do solo, registro de índices pluviométricos, emissão de relatórios de consumo de água e energia e levantamentos sobre previsão meteorológica.

Já a Ampla Integração Soluções em Tecnologia traz soluções voltadas para a segurança das propriedades com a instalação de softwares analítico inserido nas câmeras para captura e gravação de imagens. “São tecnologias importantes para manter seguros ambientes das fazendas que guardam produtos de alto valor agregado”, explica Claúdio Duran, responsável pela área de desenvolvimento de negócios da empresa.

Além de máquinas e implementos agrícolas, estas tecnologias se destacam principalmente na área do pavilhão coberto dentro do Complexo da Bahia Farm Show. “A feira traz um pacote diversificado de tecnologias para os agricultores e todos aqueles que estão diretamente envolvidos com o agronegócio. Este aspecto de inovação em todos os processos que envolvem a produção rural estarão reunidos em um só local”, explica a coordenadora geral da feira, Rosi Cerrato. Com a presença de cerca de 200 expositores e 600 marcas, a Feira estará aberta ao público até sábado (3). Os ingressos custam R$ 10,00, sendo R$ 2,00 revertidos para o Hospital do Oeste.