Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes Secretário Marcos Musafir reforça sobre a importância da doação de sangue Secretário Marcos Musafir reforça sobre a importância da doação de sangue

Como parte da Campanha Junho Vermelho, que visa aumentar o número de doações de sangue, a unidade móvel de coleta do Hemocentro estará em frente a Secretaria de Estado da Saúde, na Praça dos Girassóis, na tarde desta terça-feira, 20. A partir das 12h30 a unidade móvel estará disponível para atender aos servidores públicos estaduais.

A Hemorrede do Tocantins tem conseguido atender a demanda de sangue do Estado nos hospitais públicos e particulares, porém necessita de doadores diariamente, principalmente neste mês de junho, que antecede o período de férias, quando os estoques de sangue tendem a cair.Para colaborar com os estoques do banco de sangue foram convidados os servidores de todas as secretarias localizadas na Praça dos Girassóis.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, lembra que a Campanha Junho Vermelho visa promover e divulgar a importância da doação de sangue, não só para quem já é doador, mas especialmente para quem irá receber a doação, “que pode ser qualquer um de nós, em qualquer momento da vida”. “Doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania”, completou.

“A unidade móvel continuará na Praça dos Girassóis nesta quarta e quinta-feiras e, além das coletas, também faremos cadastro de medula óssea”, lembra a gerente de Captação de Doadores, Denis Gomes.  

Unidades de coleta:

Toda sociedade pode ajudar a manter os estoques abastecidos, para isso basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação.

- Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº 1336, Centro;

- Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro;

- Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro;

- Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro;

A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas também receberá doadores.

Para doar sangue é necessário:

• Ter entre 16 e 69 anos

• Pesar mais de 50 kg

• Estar saudável

• Levar documento oficial com foto

•Não ter se alimentado com comida gordurosa até 4 horas antes da doação